01/07/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O papa Francisco aprovou a canonização de Carlo Acutis, conhecido como “santo millennial”. A decisão foi tomada junto de cardeais do Vaticano no Consistório Público Ordinário. O nome de Acutis ficou conhecido após supostos milagres realizados pelo jovem, nascido em 1991 e falecido em 2006, terem sido reconhecidos pelos líderes da Igreja Católica em maio deste ano. A cerimônia decanonização ainda não tem data marcada, mas está prevista para acontecer em 2025. De acordo com informações do jornal O Globo, a mãe do adolescente, Antonia Salzano, recebeu a notícia com alegria e afirmou que a decisão do papa é uma resposta ao desejo de tantas pessoas que rezaram por isso. Carlo Acutis também é conhecido como “influencer de Deus”, pois tinha habilidades com computadores e publicava conteúdos sobre sua fé na internet. Ele morreu após ser diagnosticado com leucemia, aos 15 anos de idade.


*A Polícia Militar de São Paulo prendeu Leonardo Vinci Alves de Lima, conhecido como Batata, apontado como um dos líderes do crime organizado no estado. O traficante condenado passou quatro anos preso, mas foi colocado em liberdade no ano passado, após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A nova prisão se deu no último sábado (29). A prisão foi efetuada por uma equipe das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) em Mongaguá, no litoral paulista, durante uma confraternização familiar. Junto do procurado, os policiais encontraram dinheiro em espécie e um documento de identidade falsificado. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Batata ocupa função de liderança na organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), sendo responsável por coordenar o tráfico de drogas na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. Em 2020, Batata foi condenado pela Justiça a dez anos de prisão por tráfico de drogas, depois de ser flagrado com 2 quilos de cocaína por policiais militares na Vila Andrade, Zona Sul da capital paulista, no ano anterior. Em junho de 2023, porém, a condenação foi anulada pelo ministro Sebastião Reis Júnior, do STJ, que considerou as provas irregulares.


*O trabalho “Avaliação e aplicabilidade de fitoingrediente da biodiversidade brasileira como matéria-prima para o uso cosmético”, de Samara Vitória Ferreira de Araújo, discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPGDITM) da UFRN, foi o vencedor do prêmio Luís Gustavo Martins Matheus de Biodiversidade Brasileira, concedido pela Associação Brasileira de Cosmetologia. A premiação ocorreu durante o 360º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, realizado em São Paulo, de 4 a 6 de junho. O trabalho apresentado é parte do estudo de doutorado de Samara e foi realizado no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos. A orientação ficou a cargo de Márcio Ferrari e Silvana Zucolotto, docentes do Departamento de Farmácia e do DITM. A pesquisa aborda o uso do extrato vegetal das folhas de Bryophyllum pinnatum, conhecida popularmente como saião ou coraima, encontrado em diversos biomas brasileiros, incluindo o Bioma Caatinga, como ingrediente para a indústria cosmética.


*A Polícia Federal, com apoio da Área de Segurança dos Correios e da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ), apreendeu, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), localizado na Rua dos Tororós, em Natal/RN, uma encomenda remetida da região Sul do país para a capital potiguar contendo 1,70 kg de maconha prensada. Não houve prisões. O caso ocorreu na sexta-feira (28), mas foi divulgado nesta segunda-feira (1º). A droga estava camuflada no interior de uma caixa de som e foi encontrada após o trabalho dos cães detectores de drogas pertencentes ao canil da PF. A ação de rotina, que objetiva combater o tráfico de substâncias entorpecentes através do fluxo postal, vistoriou também no mesmo dia uma transportadora de coleta e entrega de encomendas no bairro de Lagoa Nova, porém nada de ilícito foi encontrado.


*No momento em que foi preso na noite de domingo (30), em Natal, o médico Leonardo Arcuri Florêncio estava acompanhado de cinco adolescentes, além de medicamentos como tadalafila, pílulas do dia seguinte, dramim, material de higiene feminina como absorventes, lubrificantes íntimos, camisinha e exames ginecológicos para apurar doenças sexualmente transmissíveis. A mãe de uma das vítimas, que é técnica de enfermagem, tinha conhecimento dos atos praticados pelo médico e consentia a ida da filha à casa do médico. Em troca, segundo as investigações, o homem fornecia dinheiro e objetos domésticos para a mãe com o intuito de beneficiá-la. Ela foi presa pela suspeita da prática dos crimes de favorecimento à prostituição infantil e abandono de incapaz. O médico foi preso preventivamente.


*O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou a deputada da Assembleia Nacional da França Marine Le Pen (Reagrupamento Nacional, direita) depois de lembrar de todas as vezes que perdeu a eleição presidencial. Disse que sua hora de vencer as eleições “está chegando”. “A Le Pen, na França, depois de ela e o pai dela [Jean-Marie Le Pen] perderem tanto, está chegando para ela. Tem que teimar, lutar, brigar, e fazer as coisas certas”, disse em entrevista à Rádio Princesa nesta segunda-feira (1º). Le Pen já perdeu 3 vezes a eleição presidencial, inclusive para o atual presidente Emmanuel Macron. É filha do líder da direita radical, Jean-Marie Le Pen. Ele foi candidato à Presidência da França 5 vezes (1974, 1988, 1995, 2002 e 2007). A direita francesa saiu vitoriosa no 1º turno das eleições para a Assembleia Nacional, a Casa Baixa do Parlamento, no domingo (30). O RN (Reagrupamento Nacional, direita), partido de Marine Le Pen, e seus aliados tiveram 33,2% dos votos, segundo projeção do Le Monde. As urnas fecharam às 20h (15h no horário de Brasília).

Nenhum comentário: