21/07/2024

MINISTRO É CONVOCADO PELO CONGRESSO PARA EXPLICAR EXPLOSÃO DE CONFLITOS DE TERRA

Conflitos de terra explodem e ministro é convocado pelo Congresso

A cidade de Guaíra, no noroeste do Paraná, passou novamente por invasões a propriedades privadas realizadas por grupos que se denominam indígenas.

Os crimes em terras produtivas na região já possuem histórico que perdura por mais de duas décadas e a nova invasão é a segunda ocorrência do tipo registrada em menos de um mês.

Uma situação que não é novidade, mas que ultrapassou todos os limites nesta últimas semanas, ocorrendo também em dois municípios do Mato Grosso do Sul, em conflitos que incluiram ataques a tiros.

Segundo os parlamentares da bancada ruralista, a insegurança jurídica sobre a propriedade privada, causada pelas disputas judiciais em torno do marco temporal, apesar de uma lei recentemente aprovada que deveria colocar uma pedra no assunto, é o motivo das invasões.

E mesmo em meio a um recesso branco, o ministro da justiça, Ricardo Lewandowski acaba de ser convocado a dar explicações.

O clima é insustentável.

Nenhum comentário: