23/06/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tem 59% de desaprovação e apenas 31% de aprovação em Porto Alegre, capital do estado. Os dados são da pesquisa AtlasIntel, que foi produzida em parceria com a CNN. Já os que dizem não saber como avaliar o governador são 10%. Foram entrevistados 1.798 eleitores porto-alegrenses, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 9 e 14 de junho. Entre que votou no governador no primeiro turno da eleição em 2022, ele tem aprovação de 64,9% e é desaprovado por 27%. Desse grupo, os que não não sabem como avaliar somam 8,1%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-09253/2024. As informações são da CNN Brasil.


*A partir de 1º de julho, os donos de cartão de crédito poderão transferir o saldo devedor da fatura para uma instituição financeira que oferecer melhores condições de renegociação. É que entrará em vigor uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) – aprovada em dezembro do ano passado – que busca diminuir o endividamento e melhorar a capacidade de o consumidor se planejar. A resolução é a mesma que, desde janeiro, limitou os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida. Não estava prevista na lei do programa Desenrola a portabilidade do saldo devedor da fatura que foi aprovada na última reunião do CMN do ano passado. Operação de crédito: A medida também vale para os demais instrumentos de pagamento pós-pagos, modalidades nas quais os recursos são depositados para pagamento de débitos já assumidos. A proposta da instituição financeira deve ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada (que reestruture a dívida acumulada). Além disso, a portabilidade terá de ser feita de forma gratuita.


*Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) investigou a reação tardia do vírus da zika e como isso pode levar a novos episódios de sintomas neurológicos da doença, como crises convulsivas. Os resultados do estudo inédito estão em um artigo científico publicado nesta semana no periódico iScience, do grupo Cell Press. O estudo foi realizado durante quatro anos com cerca de 200 camundongos que se recuperaram da infecção pelo vírus zika. A pesquisa foi liderada pelas cientistas Julia Clarke, do Instituto de Ciências Biomédicas, e Claudia Figueiredo, da Faculdade de Farmácia, ambas da UFRJ. Os resultados apontam que em situações de queda na imunidade, como stress, tratamento com medicamentos imunossupressores ou durante infecções por outros vírus, o zika pode voltar a se replicar no cérebro e em outros locais onde antes não era encontrado, como nos testículos.


*Eleito tendo como uma das promessas a retomada de investimentos no ensino superior, o presidente Lula (PT) anunciou no início de junho um PAC de R$ 5,5 bilhões para parte dessas obras inacabadas, além de uma nova ampliação da rede federal. O anúncio ocorreu em meio à greve de professores e servidores, em uma tentativa de esvaziar o movimento. No entanto, parte do recurso anunciado já estava previsto desde agosto do ano passado. Reitores afirmam que os valores liberados ainda são insuficientes para retomar os projetos e abarcar os investimentos necessários. Apesar de concordarem com a necessidade de expansão das universidades federais, como quer o governo, os gestores afirmam ser ainda mais necessário aumentar o financiamento, já que não há recurso suficiente nem mesmo para o pleno funcionamento das instituições existentes.


*Com previsão de movimentar R$ 8 milhões por ano no Seridó, o Complexo Acari Cidade da Moda deverá ter as obras concluídas no final de 2024. De acordo com o prefeito Fernando Antônio Bezerra, de Acari, a construtora Certa, empresa responsável pelos serviços, prometeu entregar toda a estrutura, composta por 10 galpões, um centro de eventos, duas praças de convivência e salas multiuso, em dezembro. O Município já começou a fazer a prospecção de oficinas de costura para instalação no complexo, as quais devem garantir algumas certificações de qualidade, além de estarem inseridas em duas modalidades: a prestação de serviços, como já acontece, e a criação de uma marca própria. Segundo informou o prefeito, a conclusão das obras envolve a construção de cinco dos 10 galpões previstos no projeto. “Não são construções demoradas, porque os galpões são todos de pré-moldado. Então, a construtora Certa está prometendo a conclusão para dezembro deste ano”, afirmou Bezerra. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada em 18 de março de 2022, pelo então ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. O empreendimento, que integra a Estratégia Rotas de Integração Nacional, tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva da indústria de confecções.


*Ao se apresentar para os participantes do “Brazil Forum UK”, no Reino Unido, neste sábado (22), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso, 66 anos, disse ter sido confundido com o narrador esportivo Luís Roberto, 63 anos, da TV Globo, e afirmou ser “outro” Luís Roberto, de vida “muito mais dura”. O ministro contou a história durante a abertura do fórum. Disse que se apresentaria antes de proferir o discurso por causa da confusão entre seu nome e o do jornalista da Globo. Barroso afirmou que estava com a sua mulher em um restaurante quando um garçom iniciou o seguinte diálogo: “Eu conheço o senhor de algum lugar. O sr. é famoso não é? Eu vou lembrar de quem o sr. é”. “Não lembrou”, declarou Barroso. “Quando eu paguei a conta, eu entreguei o meu cartão de crédito. Ele voltou com um ar triunfante e falou: ‘Ah há! Luís Roberto, locutor esportivo da ‘TV Globo'”. Depois, Barroso disse: “Eu quero dizer que eu sou outro, possivelmente com a vida muito mais dura”.

Nenhum comentário: