*A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, respondeu de forma dura, finalmente, as acusações feitas pela sindicalista Janeayre Souto (SINSP), de que haveria professores fantasmas na pasta. Batista, inclusive, insinuou que a própria Janeayre era “fantasminha” no Governo do RN. A fala foi dada durante entrevista ao Meio Dia RN, com o BG. Janeayre Souto tem acusado a secretária de manter professores sem lotação na pasta, ocupando funções administrativas ou como “cargos fantasmas”. “Ela se aposentou recentemente. E se aposentou numa situação bem hilária, numa situação irregular”, afirmou a secretária, destacando que, no conceito da própria Janeayre Souto, ela seria considerada “fantasma”. Socorro Batista também afirmou que, caso Janeayre Souto não prove as acusações que têm feito de forma pública, terá que fazer isso de forma judicial. “Vamos acioná-la”, antecipou.
*A Polícia Federal (PF) incluiu o presidente do Solidariedade, Eurípedes Gomes Macedo Júnior, na difusão vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), nome dado para a lista de fugitivos mais procurados em nível internacional. Com isso, Eurípedes pode ser preso se for localizado em um país com atuação da entidade. Eurípedes é considerado foragido da Operação Fundo no Poço, investigação sobre suposto desvio de R$ 36 milhões do Fundo Partidário do Solidariedade. A operação foi deflagrada pela PF na quarta-feira (12). Recaem sobre o presidente do partido acusações de candidaturas laranja, uso do dinheiro da legenda para passeios internacionais de seus familiares, eventual envolvimento no sumiço de um helicóptero do PROS, avaliado em R$ 3,5 milhões, e ainda o “desmonte” da sede e do parque gráfico do partido. A lista de suspeitas que pesam sobre Eurípedes consta da decisão judicial que colocou a PF em seu encalço. Na ocasião, seis investigados foram presos, mas Eurípedes não foi localizado pelos investigadores.
*O cantor Ed Motta se envolveu em uma nova polêmica durante live pelo Instagram nesta terça, 11. Em poucos minutos, afirmou que “quem ouve hip hop é burro” e que “pessoas inteligentes ouvem jazz”. Sobrou até para o comediante Rafinha Bastos. “Eu não sou branco, p**. Eu sou preto, mas represento o que a raça tem de mais sofisticado. Qualquer um que ouve hip hop é burro… Sem exceção”, declarou. Em seguida, citou como exemplo o comediante Rafinha Bastos: “Outro dia, eu vi um trecho de uma entrevista desse bobalhão desse Rafinha Bastos: ‘Ah, porque hip hop é o tipo de música que eu mais gosto de ouvir’. O cara é um imbecil”, disse. Ed ainda alegou que “uma pessoa inteligente ouve jazz ou música clássica”. Como era de se esperar, a declaração gerou polêmica nas redes sociais. Seguidores acusaram Ed Motta de elitismo cultural, que é o preconceito contra manifestações artísticas que não integram um suposto “padrão de qualidade”. Geralmente diz respeito àquelas relacionadas a uma tradição, que não são de amplo acesso ou conhecimento para a população em geral. “Vai ser cobrado até fazer um vídeo de desculpas”, comentou um seguidor. “Arrumou um cancelamento que nem precisava. Ninguém lembrava de você”, provocou outro.
*O Papa Francisco tornou-se o primeiro pontífice a se dirigir a uma cúpula do G7 nesta sexta-feira (14), alertando os líderes mundiais de que a Inteligência Artificial nunca deve ser autorizada a obter a vantagem sobre a humanidade. Uma série de líderes internacionais acolheu calorosamente o papa de 87 anos enquanto ele caminhava em torno de sua enorme mesa oval, empurrado em uma cadeira de rodas à medida que a idade e a enfermidade limitavam sua mobilidade. O papa disse que a IA representou uma “transformação histórica” para a humanidade, mas enfatizou a necessidade de uma supervisão estreita da tecnologia em constante desenvolvimento para preservar a vida e a dignidade humanas. “Nenhuma máquina deve escolher tirar a vida de um ser humano”, disse ele, acrescentando que as pessoas não devem deixar algoritmos superpoderosos decidirem seu destino. “Condenaríamos a humanidade a um futuro sem esperança se tirássemos a capacidade das pessoas de tomar decisões sobre si mesmas e suas vidas, condenando-as a depender das escolhas das máquinas”, alertou.
*O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), um dos autores do Projeto de Lei 1.904/2024, o chamado PL do aborto, disse que vai propor a inclusão, na mesma proposição, do aumento da pena máxima do crime de estupro para 30 anos. Atualmente, a maior pena possível para esse crime, quando não há qualquer qualificadora, é de dez anos de reclusão. Pela legislação atual, o aborto é permitido em casos de gravidez resultante de estupro, malformação fetal como anencefalia ou perigo de morte à gestante. Nessas circunstâncias, não há prazo para que o procedimento seja requerido. Com a proposta em tramitação na Câmara, a solicitação do aborto deverá ser feita em até 22 semanas de gestação. Do contrário, o procedimento acarretará em pena equivalente ao crime de homicídio simples, de seis a 20 anos de reclusão. A pena se estende a quem auxiliar a gestante com o procedimento.
*Um policial penal do RN foi preso nesta sexta-feira (14) em Recife (PE) após supostamente quebrar uma cancela do Centro de Convenções, atirar contra pessoas e bater em outros veículos. Ele foi identificado como Juan Diego Silva Soares, 37 anos. A Secretaria de Administração Penitenciária do RN (Seap-RN) enviou uma uma equipe para tomar as providências necessárias com relação ao caso. Há vídeos que mostram o carro com marcas de tiro e também o agente no acostamento com sinais de embriaguez. Há ainda um outro vídeo que mostra ele deitado no meio do mato quando os policiais militares chegam para prendê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário