10/06/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O percentual de famílias endividadas no Brasil subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 78,8% em maio deste ano. Em abril, a taxa era de 78,5%, enquanto que, em maio de 2023, a proporção de endividados era de 78,3%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Com o resultado de maio, divulgado nesta segunda-feira (10), o percentual de famílias com dívidas no país atingiu o maior patamar desde novembro de 2022. A pesquisa considera endividados aqueles que possuem qualquer dívida, ainda que ela não esteja em atraso, como, por exemplo, compras no cartão de crédito ou financiamentos. Para a CNC, o dado mostra que as famílias continuam aumentando sua demanda por crédito, aproveitando o menor custo com os juros. A meta da taxa básica de juros, a Selic, vem caindo a cada reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), desde agosto do ano passado (quando recuou de 13,75% para 13,25%). Atualmente, está em 10,50%.


*A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República mantém reuniões diárias com equipes do Partido dos Trabalhadores (PT) que definem os assuntos que os canais e perfis petistas devem usar para pautar o chamado “gabinete da ousadia”. As reuniões acontecem sempre às 8h com a participação de assessores da Secom, do PT nacional e dos gabinetes das lideranças do partido do presidente Lula na Câmara e no Senado. A ideia é definir os assuntos que serão levados para as redes sociais e que serão ampliados pelos influenciadores governistas. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.


*O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aplicou pena de disponibilidade, por 60 dias, à juíza Maria Youssef Murad Venturelli, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), por postagens de teor político-partidário feitas após os atos de 8 de janeiro. As publicações tinham críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma delas com o título: “revoltante, PT propõe projeto Zanin para garantir a impunidade no Brasil”. A magistrada também publicou um vídeo em que uma mulher diz que o presidente da Islândia viajou até Londres para a coroação do rei Charles em um voo comercial. Ao reportar o conteúdo, a juíza escreveu: “Lição não aprendida pelo nove dedos”. Todos os conselheiros votaram por julgar procedente o processo administrativo disciplinar sobre a magistrada, por falta funcional, em violação à lei orgânica da magistratura. O colegiado destacou que “demonstrar apreço ou desapreço a candidatos, lideranças políticas e partidos são condutas vedadas” a juízes.


*A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) anunciou a suspensão do calendário acadêmico dos cursos de graduação a partir desta segunda-feira 10. A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Apesar da suspensão dos cursos de graduação, o Consepe decidiu manter os calendários dos cursos de pós-graduação e do internato de medicina. Quanto ao funcionamento da biblioteca, apenas a sala de estudos permanecerá aberta, com horário especial: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 12h. Com relação à suspensão ao funcionamento dos restaurantes universitários, a decisão será tomada após reunião com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae). A reunião vai acontecer na tarde desta segunda-feira, 10.


*Policiais Civis da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DEFUR/Natal) deflagraram, nesta segunda-feira (10), a terceira fase da “Operação Perpétuos”, que investiga um roubo milionário ocorrido no dia 18 de maio de 2024 em uma residência localizada no bairro de Ponta Negra, Zona Sul de Natal. A operação resultou na prisão de um motorista de aplicativo, de 25 anos, e no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nos bairros Igapó, Rocas, Passo da Pátria e Gramorezinho. Os objetos roubados são avaliados em quase R$1 milhão. Durante a primeira fase da operação, ocorrida no dia 20 de maio de 2024 (dois dias após o crime), a Polícia Civil prendeu em flagrante um suspeito pelo crime de receptação, sendo apreendidos quatro relógios Rolex e outros produtos subtraídos na ação criminosa. Na segunda fase da ação, deflagrada no dia 21 de maio de 2024, a DEFUR capturou os foragidos da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, Gustavo da Rocha Dias e Ricardo Campêlo da Silva, momento em que também foram presos em flagrante pelos crimes de posse irregular de arma de fogo.


*O deputado federal Zucco (Republicanos-RS) começou a coletar assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar o leilão do governo Lula para a compra de arroz. Quatro empresas venceram o leilão, entre elas uma loja de queijo de Macapá (AP) e uma locadora de veículos de Brasília (DF). Zucco já conseguiu cerca de 100 assinaturas para abertura da CPI, processo que precisa de, no mínimo, 171 assinaturas para ser apresentado na Câmara dos Deputados. O deputado diz que há “indícios de possível fraude” no leilão e até mesmo que há “indícios de uso de empresas de fachada na disputa”, o que seria justificaria a participação da empresa Wisley A. de Souza Ltda., que é a loja de queijos.

Nenhum comentário: