28/05/2024

SEM LIMITES DE VAGAS IFRN LANÇA EDITAL DO PROITEC 2024 - VEJA EDITAL

IFRN lança edital do ProITEC 2024 sem limite de vagas

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciou nesta segunda-feira (27), a publicação do Edital nº 13/2024, referente ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) 2024. A iniciativa é destinada a estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental em escolas da rede pública e que tenham cursado todas as séries anteriores do ensino fundamental exclusivamente em instituições públicas.

O ProITEC é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) com uma carga horária total de 165 horas, desenvolvido para aprimorar o aprendizado dos alunos das escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte. O programa abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ética e Cidadania, visando oferecer uma formação integral aos estudantes.

Uma das características do ProITEC é que não há limite de vagas, garantindo assim a oportunidade para todos os interessados que preencham os requisitos estabelecidos.

Inscrições e Isenção da Taxa

As inscrições para o ProITEC 2024 serão realizadas exclusivamente de forma online, na Área do Candidato, disponível na página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), responsável pela execução do processo seletivo. O período de inscrições vai de 28 de maio até o dia 27 de junho deste ano.

Para aqueles que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 10, o prazo é de 28 de maio a 16 de junho de 2024. Será necessário preencher o formulário de Requerimento de Isenção, disponível na Área do Candidato, informando obrigatoriamente o número do NIS do estudante no CadÚnico.

Novidade: aproveitamento do Desempenho no Programa

De acordo com o IFRN, uma novidade deste ano no ProITEC é a inclusão do aproveitamento do desempenho nas provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania. Os resultados dessas provas resultarão em bônus individuais para cada disciplina, que serão adicionados às notas da prova de múltipla escolha do Exame de Seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRN.

A Instituição ressalta que essa política é aplicada exclusivamente às vagas reservadas para estudantes concluintes ou que já completaram o ensino fundamental, conforme as políticas afirmativas da Lei de Cotas (Lei n.º 12.711/2012 e atualizações).

Nenhum comentário: