07/04/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*O papa Francisco receberá nesta segunda-feira (8), no Vaticano, as famílias de alguns reféns do grupo terrorista Hamas, conforme anunciou neste domingo (7) o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, em visita oficial a Roma. O objetivo, frisou Katz, é “aumentar a consciência sobre a questão da libertação dos reféns e garantir que qualquer cessar-fogo esteja condicionado à libertação dos reféns”. Francisco, que acompanha de perto a guerra em Gaza e que neste domingo mais uma vez incentivou as negociações, já recebeu no dia 22 de novembro familiares dos reféns israelenses, bem como um grupo de dez palestinos com parentes residentes em Gaza.


*O relator do PL (projeto de lei) 2.630 de 2020, conhecido como PL das fake news, deputado Orlando Silva (PC do B-SP), disse neste domingo (7) que as declarações do dono da rede social X, Elon Musk, sobre “censura”, e as acusações contra o STF (Supremo Tribunal Federal) são “manifestações graves”. “O apontamento de que um membro da corte constitucional brasileira patrocina censura, o que é vedado pela nossa Constituição, me parece grave. A insinuação de descumprir ordem judicial é mais grave ainda”, afirmou ao site Poder360. O deputado falou que vai pedir ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que o projeto seja priorizado e que “o pior dos mundos” é a omissão sobre a proposta no Legislativo.


*As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti têm um ciclo natural de aumento e redução que segue variáveis sazonais e, pela média do que ocorreu na última década, o Brasil está hoje bem no meio do período anual mais crítico para essas enfermidades, revela uma análise independente. O período entre a 15ª e a 17ª sétima semana do ano é o que costuma concentrar o maior número de ocorrências de dengue, zica e chikungunya, e nós entramos hoje na 16ª semana. A notificação de casos ainda deve levar algum tempo para retratar o que está acontecendo neste momento, mas quem se assustou com o tamanho dos recordes batidos ainda pode esperar ver uma piora nos próximos dias.


*'Em janeiro de 2023, segundo os dicionários, ‘ressignificar’ queria dizer ‘mudar o significado’. Passados apenas 15 meses, está claro que esse verbo, conjugado por Janja, tem mil e uma utilidades. Hoje também significa ‘denunciar o sumiço de móveis que continuam no palácio em que estavam; controlar a agenda do marido e bloquear telefonemas inoportunos ou inconvenientes; viajar para o exterior ao menos uma vez por mês; representar o governo em visitas ligeiras a regiões inundadas; nomear afilhadas e manter amigas no emprego; influenciar decisões de tribunais superiores; avaliar projetos do BNDES; representar o país em debates promovidos pela ONU sobre assuntos que desconhece; decidir o que o casal vai vestir; escolher o hotel em que o casal vai dormir; furtar a quatro mãos pilhas de canetas desprovidas de vigilância em eventos internacionais; comportar-se com autoridades de quaisquer poderes, especialmente ministros do Supremo, com o desembaraço de amigo de infância’.


*O advogado-geral da União, Jorge Messias, declarou neste sábado (6) que “é urgente regulamentar as redes sociais”. A fala em questão foi uma resposta ao anúncio do empresário Elon Musk, dono da rede social X, que anunciou que removerá todas as restrições impostas pelo Judiciário brasileiro a perfis da plataforma da qual ele é proprietário. – É urgente regulamentar as redes sociais. Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A Paz Social é inegociável – escreveu Messias em seu perfil no X.


*Os deputados federais Filipe Barros (PL-PR) e Bia Kicis (PL-DF), líderes da oposição e minoria no Câmara, respectivamente, assinaram uma nota conjunta na qual falam em apurar as denúncias de Elon Musk contra o Judiciário brasileiro. – A Liderança da Oposição e a Liderança da Minoria, na @camaradeputados, têm obrigação de apurar as denúncias apresentadas neste fim de semana pela @X e seu proprietário @elonmusk – escreveu Filipe em publicação na rede social X. De acordo com o parlamentar, a nota da empresa de Musk “expõe definitivamente ao mundo o que temos denunciado há muito tempo: os brasileiros estão sofrendo várias violações de direitos humanos e da liberdade de expressão, em total afronta à Constituição e à própria democracia”.

Nenhum comentário: