13/04/2024

RESUMO DE NOTÍCIAS


*Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontam que o interior Rio Grande do Norte tem uma proporção de médicos quase três vezes menor que a média nacional. No País, há 2,81 médicos para cada mil habitantes, enquanto que no interior do Estado há 0,97 médicos para cada mil pessoas. O cenário é diferente quando se observa a capital do Estado. Natal tem 7,31 médicos para cada mil pessoas, bem acima da média nacional. Os números mostram a dificuldade para oferecer assistência à saúde adequada em regiões com pouca estrutura, como é o caso do interior do RN. De acordo com o Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) 70% do quantitativo médico se concentra em Natal, enquanto 30% está distribuído nos outros 166 municípios. Com o déficit de profissionais, cidades fora da capital enfrentam dificuldades para oferecer assistência à saúde para os seus habitantes. A situação, segundo Geraldo Ferreira, é consequência da falta de recursos nas unidades de saúde e questões salariais. Ele apontou a ausência de itens como ultrassonografia e aparelhos de raio-x, bem como o não oferecimento planos de carreira para os profisionais. “Isso dificulta a atuação dos profissionais de saúde. Além disso, os médicos não possuem uma carreira que os permita começar pelo interior e ter a chance de progredir para cidades maiores. Se você faz um concurso para um determinado município, o concurso não prevê a possibilidade do médico ascender profissionalmente”, afirmou.


*O setor de bares e restaurantes do Rio Grande do Norte vem enfrentando dificuldades operacionais, segundo empresários, donos de estabelecimentos e interlocutores do segmento. Com o fim da alta estação e dos períodos festivos, o mês de fevereiro já terminou com 30% dos espaços operando no prejuízo e outros 44% em estabilidade. A situação pode se agravar no próximo trimestre, uma vez que não há feriadões previstos e apenas duas datas festivas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, que o segmento espera recuperar as contas nos próximos meses. Os dados são da recente pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN (Abrasel-RN). Ainda segundo a pesquisa, três dos principais fatores responsáveis pelo desempenho negativo das empresas que operaram em prejuízo foram a queda das vendas no mês (79%), redução no número de clientes (62%) e custo de alimentos e bebidas (28%).


*O governo Lula (PT) ainda não reiniciou nenhuma das 3.783 obras de educação básica paradas em todo país após quase um ano do anúncio de um grande plano para destravar as construções. O MEC (Ministério da Educação), comandado por Camilo Santana, não conseguiu fechar um único termo de compromisso com prefeituras para permitir a retomada. Reiniciar obras paradas, sobretudo de creches, é uma promessa do presidente desde início do governo. Lula planeja eventos pelo país para inaugurações e o tema é tratado como prioridade no Palácio do Planalto. Até agora, no entanto, o MEC não deu início a nenhuma obra com recursos federais desde o início do governo. Somente foram finalizadas construções que já estavam em execução.


* Nesta semana, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) protocolou um projeto de lei que tem como objetivo proibir o Estado de regulamentar as redes sociais. A proposta fala em “garantir a liberdade de expressão e o livre funcionamento das redes sociais, vedando a regulamentação dessas plataformas pelo Estado”. Na visão do deputado, “as redes sociais desempenham um papel fundamental na comunicação e no compartilhamento de informações na sociedade contemporânea”, assim, “a regulamentação dessas plataformas pelo Estado pode representar uma ameaça à liberdade de expressão e ao livre debate de ideias”. Em outra parte, o texto diz que regulamentar as redes pode “dificultar a inovação e o desenvolvimento tecnológico”.


*Momentos antes do café da manhã deste sábado (13), os participantes do Big Brother Brasil 24 (BBB24) se reuniram para fazer uma oração. Na ocasião, o finalista Davi agradeceu pela trajetória de todos os presentes no reality, e pediu para que Deus abençoasse o Brasil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). – Quando sairmos dessa porta para fora e esse programa terminar, que o senhor possa derramar sua chuva de bênçãos não só na nossa vida, mas na de todos que passaram por aqui. Abençoe esse povo brasileiro, essa potência mundial, o presidente, todos que estão de frente a reger essa nação brasileira – declarou.


*A psiquiatra Natália Schincariol, ex-companheira de Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi afastada do trabalho com sintomas depressivos. Os problemas de saúde mental da médica tem ligação com um vídeo publicado no site de esquerda Brasil 247 que trazia críticas à médica por ser uma mulher bonita. Os analistas que aparecem no vídeo, compartilhado por Luís Cláudio, dizem que Schincariol não tem o perfil para namorar o filho do presidente por fazer “a linha BBB”, ter “bocão, harmonização facial e poses sexy no Instagram”. A mulher que crítica a médica usou comentários pejorativos sobre sua aparência e terminou dizendo que “a pessoa que preserva a sua intimidade tem o caráter melhor”.

Nenhum comentário: