08/03/2024

COPA DO NORDESTE 2024: APESAR DO EMPATE COM O CRB ABC AINDA TEM CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO

Após empate com CRB, ABC amplia chance de classificação

O resultado pode até não ter sido o esperado, mas o empate por 2 a 2 contra o CRB manteve o ABC com chances de lutar pela classificação para a segunda fase da Copa do Nordeste. O resultado, por exemplo, já serviu para fazer a equipe alvinegra dar um salto, abandonando a lanterna do grupo B e saltando para sexta colocação. Porém, o sinal de alerta ainda terá de ficar ligado, já que o clube está equidistante (1 ponto) tanto da última colocação quanto da zona de classificação.

Para o treinador Rafael Lacerda, a expulsão de Samuel, ainda no primeiro tempo de jogo, acabou sendo determinante. Na avaliação do profissional, até o instante em que o atleta abecedista recebeu o cartão vermelho, a partida vinha sendo marcada pelo equilíbrio, frente a um adversário da Série B, cujos investimentos são bem maiores que os dos potiguares atualmente.

“Conseguimos competir contra um adversário de peso, mas confesso que a expulsão derrubou a nossa estratégia de jogo. No segundo tempo tivemos de baixar as linhas e realizar um jogo de controle. Infelizmente o resultado não veio e ninguém fica satisfeito com a situação, temos de melhorar muita coisa dentro do ABC ainda, mas devemos, pelo menos neste jogo, dar o desconto da qualidade do adversário, que tem um investimento seis vezes maior que o nosso”, argumentou o comandante abecedista.

Se tivesse conquistado os três pontos, o clube potiguar pegaria o elevador da lanterna direto para zona de classificação do grupo B, igualando a pontuação do Altos-PI, que se encontra na terceira colocação e superando o Náutico, que aparece na quarta colocação com cinco pontos conquistados.

“Temos de enaltecer a vontade dos nossos atletas, não é fácil conseguir segurar um jogo desse, com o CRB descansado e o nosso time vindo de uma final de turno, um tipo de confronto onde não pesa apenas a questão física, mas também ocorreu o desgaste emocional com a derrota nos pênaltis”, ressaltou.

A questão do “quase” vem complicando mais a vida da comissão técnica, porque somado ao novo empate, o ABC já soma sete partidas sem vitórias. A condição replica na arquibancada, onde a insatisfação do torcedor fala mais alto e por qualquer motivo a equipe passa a ser vaiada em campo. Essa falta do apoio desejado foi até tocada rapidamente por Rafael Lacerda na entrevista coletiva.

Segundo o treinador, a forma de disputa da Copa do Nordeste, onde os clubes de um grupo enfrentam os do outro, facilita a permanência de uma equipe na luta pela classificação. Mas Lacerda aponta que a falta de uma vitória dentro da competição maltrata muito o grupo. “Continuamos vivos dentro da competição, mas necessitamos vencer. A situação não está boa e assumo essa responsabilidade”, destacou.

Visivelmente abatido, Rafael Lacerda começa a demonstrar sinais de cansaço mental, por não conseguir recolocar a equipe no trilho das vitórias. Durante a entrevista coletiva concedida logo após o jogo contra os alagoanos, ele disse que necessita sentar para conversar com o presidente Bira Marques e o executivo de futebol do ABC, Marcelo Segurado para “ver o melhor caminho a ser tomado”.

O próximo jogo do ABC será amanhã pelo Estadual. A estreia no 2º turno contra o Potyguar-CN será às 16h. Na na próxima terça-feira, a equipe recebe o Brusque-SC, em mais um confronto decisivo pela Copa do Brasil. Quem avançar de fase vai receber R$ 2,205 milhões. Os jogos serão no Frasqueirão. Na competição nacional, os classificados são definidos em jogos únicos, mas dessa vez sem vantagem de empate para o visitante. Em caso de igualdade, a decisão será nos pênaltis.

TN

Nenhum comentário: