Opositor de Putin, Alexei Navalny morre na cadeia
O líder opositor russo, Alexei Navalny, morreu na prisão durante esta sexta-feira (16). A informação é do serviço penitenciário da região de Yamalo-Nenets, onde ele estava cumprindo pena há cerca de três anos.
De acordo com o comunicado, Navalny se sentiu mal após uma caminhada e perdeu a consciência. Segundo publicado pela agência norte-americana Associated Press, uma ambulância chegou para tentar reabilitá-lo, mas não foi suficiente.
Navalny tinha 47 anos e era um ex-advogado que se destacou há aproximadamente uma década ao satirizar a elite do presidente Vladimir Putin e tecer acusações de corrupção. Em meados de 2010, foi líder de um movimento contra Putin que reunir milhares de pessoas às ruas do país. Em 2016, chegou a anunciar uma candidatura presidencial.
Ele foi detido em janeiro de 2021, onde foi tratado por uma suspeita de envenenamento. Navalny foi sentenciado à prisão até completar 74 anos de idade. Segundo ele, as acusações foram forjadas.
A cadeia onde Navalny estava é conhecida como Lobo Polar e é considerada uma das mais difícies da Rússia. A maioria dos prisioneiros que são direcionados ao local foram condenados por crimes graves. Durante o inverno, as temperaturas alcançam -28ºC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário