15/02/2024

'ESCÁRNIO' - DIZ SINDICATO DE DELEGADOS REPUDIANDO DESFILE DA VAI-VAI

Sindicato de delegados repudia desfile da Vai-Vai: “Escárnio”

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), através de sua presidente, Jacqueline Valadares, emitiu um manifesto de repúdio ao desfile da escola de samba Vai-Vai, ocorrido no sábado (10) no sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

O comunicado divulgado à imprensa destacou que a escola teria tratado “com escárnio a figura de agentes da lei” ao utilizar alegorias que remetiam à figura de um demônio na ala “Sobrevivendo no Inferno”. O Sindpesp expressou extrema indignação com a maneira como a Polícia foi representada.

O sindicato enfatizou que a Vai-Vai, ao adotar esse enredo, afrontou as forças de segurança pública, desrespeitando profissionais dedicados à proteção da sociedade. O comunicado ressaltou que muitos desses profissionais arriscam suas vidas e enfrentam condições precárias para combater o crime.

A Vai-Vai foi a primeira escola a desfilar no Carnaval paulistano deste ano, com um samba-enredo em homenagem aos 40 anos do movimento hip-hop. O desfile retratou os anos 1970 e 1980, com referências ao empoderamento negro e ao hip-hop em São Paulo. Personalidades como Nelson Triunfo, Negra Li e integrantes dos Racionais MC’s participaram do desfile.

O sindicato aguarda que a Vai-Vai reconheça o erro e se retrate publicamente. O Sindpesp ressaltou que a crítica não se limita aos policiais, mas também à instituição que representa toda a sociedade.

Nenhum comentário: