24/01/2024

ELEIÇÕES NOS EUA: NAS PRÉVIAS TRUMP VAI PASSANDO 'LISO'

Trump vence primárias do Partido Republicano em New Hampshire; Haley segue na corrida

A agência de notícias Associated Press projetou que Donald Trump venceu as primárias do Partido Republicano no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (22).

O ex-presidente americano derroutou a única outra concorrente, a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley.

Em um discurso para seus apoiadores, Haley parabenizou Trump e disse que vai continuar na corrida. "Há conversas de que essa corrida terminou. Eu tenho notícias: New Hampshire é o primeiro (estado) na nação, não o último. Essa corrida está longe do fim, há dezenas de estados ainda. O próximo é o meu, da Carolina do Sul".

Os votos ainda estão sendo apurados. As urnas fecharam às 20h locais (22h em Brasília)

As primárias são o sistema pelo qual os eleitores dos partidos dos EUA escolhem quem será o seu candidato para a eleição para presidente, que acontece em novembro.

No começo do dia, Haley havia dito que que não iria desistir da corrida se perdesse a votação de New Hampshire para Trump.

Os eleitores de New Hampshire são considerados independentes e moderados, e por isso os analistas da política dos EUA diziam que essa etapa das primárias é uma das melhores chances de Haley.

De acordo com a agência AP, Trump venceu impulsionado pela votação nas pequenas cidades de New Hampshire, onde mora a maioria dos eleitores que participaram da primárias. A maioria dos eleitores republicanos no estado não tem diploma universitário. Entre esses, cerca de dois terços votaram em Trump. Ele conquistou cerca de 7 em cada 10 eleitores republicanos que se identificam como conservadores.

Trump foi apoiado por eleitores do Partido Republicano que dizem que, para eles, os problemas mais importantes são a imigração ou a economia.

Antes da votação em New Hampshire, Trump já havia vencido no estado de Iowa. Depois dessa votação, dois outros pré-candidatos deixaram a corrida.

Pressão para Haley desistir

Mesmo antes da votação, os aliados do ex-presidente já estavam pressionando Haley a desistir. O próprio Trump disse que Halley deve fazer o que quiser, mas que os eleitores vão escolher ele.

Se as pesquisas se confirmarem, essa será a primeira vez que um pré-candidato do Partido Republicano vence as duas etapas iniciais da corrida pela nomeação do Partido Republicano, Iowa e New Hampshire. Esses dois estados são os primeiros a votar desde 1976.

Se Haley sair da corrida depois da votação, as primárias vão ser decididas muito antes da maioria dos eleitores do Partido Republicano votar. A próxima votação agendada é no estado da Carolina do Sul. Haley foi governadora lá por dois mandatos.

Em Iowa, Trump ficou em primeiro, Ron DeSantis, que já largou a corrida, em segundo, e Haley em terceiro.

Assessores de Haley dizem que ela fica

Na terça-feira, Betsy Ankney, a gerente de campanha de Haley, enviou um comunicado para doadores, apoiadores e jornalistas paradizer que era cedo demais para descartar o caminho dela para a frente, enquanto também diminuía as expectativas para New Hampshire.

"A classe política e a mídia querem dar uma coroação a Donald Trump. Dizem que a corrida acabou. Querem jogar as mãos para cima, depois de apenas 110 mil pessoas terem votado em um caucus em Iowa, e dizer, bem, acho que é o Trump. Isso não é como funciona", afirmou ela.

g1

Nenhum comentário: