Quem é Ana Paula Lobato, a suplente de Dino que ficará no Senado até 2030
A confirmação da indicação de Flávio Dino para o STF fará de Ana Paula Lobato (PSB-MA) a suplente que herdará oito anos de mandato como senadora.
Ana Paula, 39, assumiu o cargo em fevereiro, na sequência da posse de Flávio Dino (PSB) no Ministério da Justiça. Ela nasceu em Pinheiro (MA), mesma cidade de José Sarney.
Ainda que seja titular de comissões importantes, como a de Constituição e Justiça, seu mandato até agora tem sido bastante discreto. Ana Paula não figura entre os parlamentares mais influentes e que delimitam o debate no Senado.
O episódio de maior exposição até o momento é uma gafe. A senadora participava do depoimento do general Augusto Heleno na CPI de 8 de Janeiro e não soube dizer o nome de Ernesto Geisel, presidente durante o regime militar.
Ana Paula entrou para a carreira política em 2011 e coleciona mais derrotas do que vitórias. A primeira eleição de que participou foi ser candidata a deputada estadual três anos depois e perdeu.
Ela tentou se tornar vice-prefeita de Pinheiro em 2016 e foi derrotada outra vez. O primeiro cargo foi conquistado em 2020, quando retomou a tentativa de ser vice-prefeita e ganhou a disputa na chapa com Luciano Genésio (PP).
Apesar do mandato discreto, a senadora Ana Paula tem passagens controversas, como quando pediu a demissão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A declaração ocorreu na esteira de críticas de integrantes do PT a ele, um nome identificado como alinhado a Jair Bolsonaro.
A senadora chegou a encaminhar um pedido formal ao Conselho Monetário Nacional (CMN), do qual Campos Neto faz parte, pedindo que ele deixasse o cargo.
Sua atuação parlamentar também inclui relatar projetos nas áreas econômicas, sociais e previdenciárias.
Com informações de UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário