Amargando o novo descenso, torcida teme futuro na Série D
A torcida do América voltou a amargar um novo rebaixamento, o pior foi que dessa vez, a queda ocorreu não por falta de dinheiro para montar uma equipe competitiva, mas sim pelo fato de os treinadores Thiago Carvalho e Dado Cavalcanti não terem conseguido dar um sentido de equipe aos dois times montados pela Hipe, nova gestora do futebol alvirrubro. O resultado disso foi um verdadeiro desastre, a equipe voltou para a Série D com o pior aproveitamento já registrado pelo clube dentro da Série C.
Até então, a pior participação americana na competição havia sido registrada em 2016, quando houve o primeiro rebaixamento para a série D. Naquele ano, o América terminou em 9º dentro do Grupo A, que reunia os clubes do Norte-Nordeste (Fortaleza, ABC, Botafogo - PB, Asa, Remo, Cuiabá, Confiança, Salgueiro e Ríver - PI). A equipe terminou em nono lugar com um aproveitamento de 37%, tendo conquistado 20 pontos nas 18 partidas disputadas. Foram obtidas cinco vitórias, cinco empates e oito derrotas na ocasião.
Na atual temporada o clube conseguiu apenas 33% de aproveitamento, o que dá a média de um ponto por partida. Nos 19 jogos realizados, a equipe potiguar emplacou quatro vitórias, sete empates e oito derrotas, terminando a competição na 18º colocação.
Conhecido nacionalmente por ser um clube que consegue desempenhar sempre boas campanhas como quando atua em Natal, em 2023, a equipe não conseguiu repetir a mesma performance dos outros anos e foi um dos piores mandantes. Nos nove jogos na Arena das Dunas e no estádio Barrettão, o histórico mostra a obtenção de apenas três vitórias, três derrotas e três empates. Dos 27 pontos disputados, o América somou 12, o que dá um aproveitamento de 44,4%.
A única boa lembrança que o torcedor alvirrubro consegue ter, é em relação ao título conquistado no ano passado. Antes disso foram cinco anos de amargura, com a equipe patinando dentro da última divisão do futebol nacional e enfrentando uma grave crise técnica e financeira.
O temor entre os americanos é que a fase negra se repita. A série D foi criada pela CBF em 2009, tendo registrado até o momento 14 edições, das quais o clube potiguar participou nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Nenhum dirigente se pronunciou ainda após a confirmação do rebaixamento, a informação inicial é a de que os representantes da nova gestora do futebol alvirrubro irão se pronunciar nesta quarta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário