25/08/2023

CRISE ARGENTINA 'EXPULSA' EMPRESAS BRASILEIRAS DO PAÍS

Crise argentina já impacta empresas brasileiras, e Itaú deixa o país

A saída do Itaú Unibanco da Argentina, onde operava há mais de 40 anos, reflete os efeitos da crise do país vizinho — com inflação acima de 100%, falta de divisas e a recente instabilidade política — nas empresas estrangeiras. O Itaú se junta a outras multinacionais que deixaram a Argentina nos últimos anos, como a farmacêutica americana Eli Lilly, a empresa de entregas colombiana Glovo e a rede chilena de lojas de departamentos Falabella.

Os motivos, dizem analistas, são falta de previsibilidade, insegurança jurídica, inflação elevada, restrições às importações e dificuldades na transferência de moeda estrangeira para o exterior.

O Itaú informou ontem que vendeu a totalidade de sua operação na Argentina, onde estava desde 1979, para o Banco Macro por R$ 250 milhões. Em comunicado, o Itaú informa que manterá no país um escritório de representação.

Em fato relevante, o banco informou que reconhecerá perdas não recorrentes próximas a R$ 1,2 bilhão quando a transação for concluída.

A saída da Argentina ocorre às vésperas da eleição presidencial, que será em outubro, e em um cenário de inflação anual de 115% e desaceleração da economia.

A venda está sujeita à análise das autoridades reguladoras dos dois países.

Acesse o link abaixo e veja toda matéria:

Nenhum comentário: