02/07/2023

PONTE DE IGAPÓ NÃO TEM ESTRUTURA COMPROMETIDA MESMO APÓS BOMBA - CONCLUI LAUDO DO DNIT

Laudo do DNIT conclui que explosão não comprometeu a estrutura da Ponte de Igapó, em Natal

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) informou que o laudo técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) concluiu que a bomba que explodiu embaixo da Ponte de Igapó, na Zona Norte de Natal, provocou dano, mas não comprometeu a estrutura da ponte.

As informações do laudo embasaram a decisão da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para liberação de automóveis dos dois lados da Ponte de Igapó a partir de segunda-feira (3), quando a obra da Avenida Felizardo Moura entra em uma nova fase. A via será totalmente interditada neste sábado (1) para sinalização e últimos ajustes nesta fase.

Após a explosão, que aconteceu no dia 21 de março, o Crea recomendou a interdição da via para que fossem apurados os danos estruturais na ponte. Recentemente, o conselho encaminhou um ofício ao DNIT solicitando o resultado da análise, considerando a liberação da via.

O documento, assinado por um engenheiro de uma empresa especializada em recuperação e reforço estrutural, contratada pelo DNIT, apontou que embora tenha ocorrido dano, a segurança estrutural da ponte não foi atingida.

Com base neste estudo técnico, a presidente do Crea, Ana Adalgisa Dias, afirmou que não há contestação e que neste caso o papel do Conselho foi cumprido.

“O Crea se convence da segurança na via após o estudo assinado por um especialista e emitido pelo DNIT. Entendemos que o Conselho fez sua parte em cobrar e alertar o Departamento, visando verificar e garantir a segurança da população”, disse.

Mão dupla na Felizardo Moura

Dentro do cronograma da Prefeitura de Natal para a obra na Avenida Felizardo Moura, nesta segunda-feira (3) terá início uma nova fase, em que parte da via será operada em mão dupla.

Antes da liberação, neste sábado, 1º de julho, a avenida será totalmente interditada para implantação da sinalização viária como forma de permitir a execução da nova fase.

Durante a interdição, somente o transporte público coletivo e veículos de emergência poderão circular na via. Dessa forma, nem os veículos que estão previamente credenciados poderão circular no trecho.

Segundo a prefeitura, a obra de requalificação da avenida prevê drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia, corredor de ônibus e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via.

TU

Nenhum comentário: