27/06/2023

SÉRIE 'B': PARA ESCAPAR DA 'DEGOLA' ABC PRECISA DE 39 PONTOS DOS 75 QUE VAI DISPUTAR

ABC joga 75 pontos e precisa de 39 para escapar do rebaixamento

A cada rodada que passa a situação do ABC na disputa da Série B faz apenas se complicar. A equipe, mesmo contando com boa parte dos atletas que estavam entregues aos cuidados médicos, não respondeu da forma como o treinador Allan Aal pretendia. Faltando seis jogos para acabar a fase inicial da competição, a equipe só venceu uma partida. Dos 39 pontos disputados, o clube ganhou apenas seis e a missão de salvar o clube do rebaixamento está muito perto beirando um “milagre”.

Ainda faltam 75 pontos para se disputar, para se salvar do rebaixamento, a equipe necessita bater na casa dos 45 pontos e, a cada nova derrota, em termos percentuais, a questão fica mais complicada. Para atingir a marca que os matemáticos consideram segura para um clube manter a posição nas duas principais séries do Brasileirão, a equipe potiguar tem de conquistar ainda 39 pontos. E a margem de erro para equipe já se encontra muito estreita.

Embora a Série B do ano passado tenha mostrado que uma equipe pode se salvar da “degola” até com 16 derrotas, caso do Novorizontino que conseguiu confirmar presença na competição deste ano com 44 pontos, todos podemos ver também que teve clube rebaixado com 14 derrotas, caso do CSA, que no final das contas conseguiu somar apenas 42 pontos.

Então, na reapresentação do elenco prevista para esta terça-feira, a comissão técnica abecedista vai receber o elenco com os cálculos mostrando o que os atletas terão de buscar para manter o Alvinegro na divisão dos clubes emergentes do futebol nacional. Eles vão necessitar de um aproveitamento de 52%, a partir do confronto diante do Atlético-GO, marcado para amanhã no estádio Frasqueirão.

A situação só não está mais complicada porque há um certo domínio dos clubes que se encontram brigando na parte de cima da tabela. Eles estão levando vantagem na maioria dos confrontos frente aos adversários da parte baixa da classificação e a diferença entre os potiguares e o primeiro adversário fora da zona de rebaixamento, o Londrina, se encontra, hoje, na casa dos cinco pontos. Essa variante pode ser capaz de tornar a missão dos abecedistas menos complicada em relação àquela apresentada pela frieza dos números.

O maior foco da preocupação do comandante do ABC até o próximo compromisso, será arranjar uma forma de tornar o sistema defensivo mais sólido. Allan Aal não ficou nenhum pouco satisfeito ao analisar a derrota e apontou os erros primários da zaga como o vilão pelo péssimo resultado diante do Mirassol, numa partida em que a equipe largou na frente, mas depois levou 3 a 1.

Ainda assim, a esperança do treinador em dias melhores continua inabalada e a expectativa é colher um bom resultado já frente ao Atlético-GO, que briga no meio da tabela. “Eu acredito que com o elenco completo poderemos ter uma recuperação na competição. Além disso, certamente teremos um time mais equilibrado e mais competitivo para mandar a campo. Diante do Mirassol, nós ainda tivemos de improvisar Fábio Lima na lateral esquerda e tal situação prejudicou nosso rendimento”, ressaltou.

Quando bate na tecla do alto nível de erro, o técnico está alertando os seus atletas para a necessidade de aumentar a intensidade de concentração na partida. Numa competição com nível de qualidade tão alto quanto o que a Série B atingiu, qualquer descuido, o menor que seja, pode ser aproveitado pelos adversários. Aal frisou que nos dois gols sofridos na segunda etapa, em Mirassol, a equipe potiguar estava com a posse de bola e o erro acabou numa séria punição. A equipe findou pagando um preço alto pela desconcentração nos acréscimos do primeiro tempo e a espécie de “apagão” sofrido nos primeiros 15 minutos da etapa complementar.

NÚMEROS

52% - A partir do confronto diante do Atlético-GO, marcado para amanhã no estádio Frasqueirão.

TN

Nenhum comentário: