03/05/2023

SÉRIE B: ABC VAI ENFRENTAR O ITUANO EM SP NESTA QUARTA-FEIRA (03)

Com pior início da história, ABC encara o Ituano/SP

A recente derrota na Série B, aumentou o nível de exigência para que o ABC garanta a permanência na segunda divisão, que segundo o treinador Fernando Marchiori é o principal objetivo do time potiguar na atual temporada. Daqui por diante, o Alvinegro terá de atingir um percentual de aproveitamento de 42,8% para bater a meta. E o marco zero desse novo planejamento será iniciado hoje, quando os potiguares entram em campo para encarar o Ituano, no estádio Novelli Júnior, em partida cujo início está previsto para às 19h.

O início da campanha abecedista, pode ser considerado trágico. Nem nos anos em que foi rebaixado, a largada na Série B ocorreu de forma tão catastrófica. Passadas três rodadas a equipe, ao lado do CRB e do Juventude, são as únicas que ainda não conseguiram marcar pontos na competição nacional. O Alvinegro recebeu a lanterna do Ceará, justamente com a derrota sofrida no último domingo.

Nos últimos dois rebaixamentos para a Série C, em 2015, nas três rodadas iniciais, o clube conseguiu somar quatro pontos, fruto de uma derrota para o Oeste (fora), uma vitória sobre o Criciúma em Natal e um empate diante do Luverdense fora de casa. Já em 2017, ele somou cinco pontos até este ponto da competição com um empate sem gols frente ao Paraná, outro empate diante do Internacional, em Porto Alegre e uma vitória sobre o Vila Nova, no Frasqueirão.

Incluindo os jogos pela Copa do Brasil, já são cinco partidas sem vitórias, sendo uma sequência de quatro derrotas e um empate. Este é o pior momento do clube sob o comando de Marchiori, que até então só vinha acumulando louros. O bom início de temporada não se refletiu ainda na competição, que é o principal objetivo no ano.

O prejuízo já é enorme e o comandante abecedista, que volta a contar com as suas principais peças, sabe que terá a missão de conter essa sangria de pontos o quanto antes. O próximo duelo contra o Ituano, em São Paulo, será contra uma equipe que está no meio da tabela, com apenas três pontos, e que se encontra a seis do G-4.

Na sequência, ainda na condição de visitante, a equipe encara o CRB, em Alagoas. Dos seis pontos que disputou em casa, a equipe potiguar não ganhou nenhum e agora se vê obrigada a trazer pontos na bagagem se não desejar complicar ainda mais a sua situação e fazer com que o clima de insatisfação se instaure de vez pelo lado da Rota do Sol.

Fernando Marchiori começa a conviver com o lado negro do torcedor, o que pode conturbar o ambiente. Ele voltará a ter uma sequência de jogos nas quartas e aos sábados, sendo que nesta sequência ainda existe a decisão do título estadual contra o América e, em caso de perda do título, a lua de mel entre comissão técnica e torcida corre o risco de acabar definitivamente.

Assim como os potiguares, o Ituano também vem de uma derrota na competição, o resultado contra o Guarani, ficou atravessado na garganta de jogadores e também do técnico Gilmar Dal Pozzo, para quem sua equipe merecia um destino diferente na terceira rodada. Na segunda etapa, literalmente, a equipe parou nas mãos do goleiro Pegorari, que realizou três grandes defesas.

Nenhum comentário: