19/05/2023

SAÚDE: ESTA COM ANSIEDADE? VEJA SETE DICAS QUE PODE AJUDÁ-LO(A) NO COMBATE

Veja sete dicas que podem ajudá-lo no combate à ansiedade

A ansiedade é uma reação emocional presente em diversas situações, já que é responsável por adaptar o indivíduo a novas experiências e alertar o corpo e a mente em casos de perigo. Porém, ela se torna um transtorno quando acontece de forma exagerada e persistente, interferindo diretamente em outras áreas da vida.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgados em 2022, a pandemia levou a um aumento de 26% nos casos de transtornos de ansiedade em todo o mundo. Dados de 2019 da organização também apontaram o Brasil como o país com o maior número de pessoas ansiosas. Ao todo, são 18,6 milhões de brasileiros com o transtorno.

Pensando nisso, confira sete dicas que podem ajudar pessoas diagnosticadas com a condição a controlar os sintomas, combinado ou não ao tratamento farmacológico (com remédios).

1. Pratique atividade física

A prática de atividade física é benéfica para a saúde de forma geral, e também pode ajudar a diminuir os sintomas da ansiedade.

"Primeiramente, [os exercícios] te distraem, fazendo com que você, obrigatoriamente, viva o presente, uma etapa importante para reverter esse quadro. Além disso, eles liberam hormônios [endorfina e serotonina, por exemplo] que te ajudam nessa melhora, apresentando também um componente químico e mais palpável", explica Miriam Bobrow, psicóloga familiar.


2. Priorize seu sono

O sono é um processo indispensável para manter as funcionalidades do corpo humano, e está diretamente relacionado à ansiedade – é uma via de mão dupla.

os ficam mais ansiosas, irritadas, impulsivas e impacientes.

Portanto, além de trazer ótimos benefícios ao corpo, o sono também auxilia muito sua mente.

É importante ressaltar que sono de má qualidade também aumenta a produção do cortisol, considerado o hormônio do estresse. Sendo assim, é indispensável evitar as noites maldormidas

3. Escolha um hobby

Os hobbies funcionam como uma distração, espécie de válvula de escape, em momentos em que os sintomas da ansiedade estão intensos, ou até mesmo para evitar as preocupações do dia a dia.

"Faça algo que te dê prazer; hábitos e hobbies que estimulam a socialização e são percebidos como prazerosos, podem ser aliados no combate à ansiedade", relata Kaê Leopoldo, psicólogo, doutor em Neurociências e pesquisador de pós-doutorado do IPq-FMUSP (Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

4. Busque uma distração

Procurar uma distração durante uma crise de ansiedade é essencial. A prática é chamada de distração cognitiva e consiste, basicamente, na mudança de foco para situações agradáveis.

Em alguns casos, também é possível distrair-se com tarefas que exigem mais atenção, como contar de um até cem em outra língua, cantar sua música preferida ou organizar pequenas listas em ordem alfabética – de objetos que estão no ambiente, por exemplo.

5. Evite álcool e drogas

O efeito do álcool e das drogas, além de ser negativo em questões de saúde, não pode ser considerado um "remédio" para a ansiedade.

"Eles só pioram o quadro de ansiedade, mesmo que inicialmente possam parecer estar ajudando a diminuir os sintomas", alerta Leopoldo.

Esse alívio momentâneo pode se transformar, posteriormente, em crises ainda mais fortes (quando o efeito passa). Para além desse risco, depender do álcool ou drogas para combater os sintomas pode exigir um consumo cada vez maior e, consequentemente, levar ao vício

6. Evite as redes sociais

Fugir o máximo possível de situações que geram ansiedade, como ficar muito tempo nas redes sociais, ajuda no controle dos sintomas.

A constante comparação com outras pessoas, a necessidade de compartilhar a vida nas redes e a busca pela validação de outros indivíduos (por meio das curtidas, por exemplo) podem piorar a ansiedade.

7. Faça terapia

A procura por ajuda especializada é, sempre, fundamental. De acordo com Leopoldo, o "acompanhamento psiquiátrico e psicológico são essenciais para amenizar e combater os sintomas da ansiedade".

A terapia, em especial, é muito útil àqueles que não se sentem confortáveis para se abrir com amigos e familiares.

Não há cura para ansiedade, portanto a terapia também funciona como um guia ao paciente – por exemplo, definindo as melhores técnicas de controle dos sintomas –, mas, ao mesmo tempo, estimula o autoconhecimento

Com informações de R7

Nenhum comentário: