22/05/2023

MINISTROS DE LULA 'USAM E ABUSAM' DO CARGO

Ministros de Lula voam de FAB e emendam os fins de semana

Ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm tirado bastante proveito de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para viagens particulares. Os trajetos são de ida e volta de Brasília a cidades onde eles mantêm domicílio e outros compromissos.

Um levantamento feito pela Folha de S.Paulo diz que o grupo de ao menos quatro ministros utilizou a FAB irregularmente 82 vezes nesses cinco primeiros meses de novo governo.

As ações dos ministros vão contra um decreto assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020, que restringe o uso dos aviões a emergências médicas, segurança ou viagem a serviço do Estado.

Os ministros do governo Lula marcam compromissos em suas cidades de domicilio geralmente às sextas, de forma a “justificar” os trajetos nos aviões oficiais. Dentre os compromissos estão palestras em universidades, reuniões com políticos aliados, inauguração de obras estaduais, cerimônias de posse de entidades de classe e profissionais e encontros com empresários.

Tal rotina é uma realidade, principalmente, para os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho), Nísia Trindade (Saúde) e Flávio Dino (Justiça). Todos despacham de suas cidades às sextas.

Dentre os citados, Haddad segue sendo o “campeão”. Isto porque em um mesmo levantamento feito em março, seu nome figurava em primeiro. Na época, o Ministério da Fazenda alegou que as viagens de Haddad para São Paulo são pelo fato de existir o escritório da pasta na cidade, que é o “maior centro financeiro da América Latina”.

Nenhum comentário: