21/05/2023

CRISE, QUE CRISE?: MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS FAZEM A FESTA COM TRÊS OU MAIS CARTÕES DE CRÉDITO

Mais da metade dos brasileiros tem três ou mais cartões de crédito

Uma pesquisa da Serasa revela que 52% dos entrevistados têm três ou mais cartões de crédito. Para 61% destes consumidores, parcelar as compras é a principal vantagem. Já 37% deles usam o cartão para consumos considerados essenciais, como supermercado e combustível.

De acordo com o levantamento, a principal razão para essa multiplicidade de cartões é conseguir somar os limites e, com isso, aumentar o poder de compra. O comportamento revela que o brasileiro usa o cartão como forma de regularizar as despesas.

A professora Carolina Zavanella Cruz é uma delas. Tem quatro cartões de crédito. E conta que não consegue enxergar a rotina sem essa facilidade. Os pagamentos de praticamente todas as despesas são feitos a prazo. “A gente, com o cartão de crédito, acha que tem o dinheiro. O problema é depois pagar, né? Acaba se enrolando.”, comenta.

Especialistas alertam que, embora o cartão de crédito tenha papel importante no orçamento familiar, é preciso cuidado na hora usar essa ferramenta para ter o controle das contas e não se endividar. “Os cartões de crédito, junto com outros produtos bancários, como o cheque especial e o crédito pessoal, ainda são a principal categoria de dívidas dos inadimplentes no país.”, ressalta Thiago Ramos, gerente da Serasa.

SBT News

Nenhum comentário: