19/05/2023

CORRUPÇÃO: MORO ELOGIA STF POR CONDENAÇÃO DE COLLOR

Sergio Moro parabeniza decisão do STF: “Merece elogios”

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) se manifestou positiva e publicamente sobre uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao compartilhar que a Corte formou maioria para condenar o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello, o ex-juiz da Lava Jato disse que a decisão “merece elogios”.

– O combate à corrupção ainda respira. Decisão importante do STF que merece elogios – escreveu nas redes sociais.

A manifestação de Moro tem um precedente, haja vista que o caso se refere a uma ação derivada da Lava Jato que apontou Collor como uma das pessoas que recebeu dinheiro da BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras.

Nesta quinta-feira (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar Fernando Collor pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O relator do caso, ministro Edson Fachin, já havia votado pela condenação e foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Até o momento, apenas o ministro Kássio Nunes votou pela absolvição, não apenas de Collor, mas de outros dois empresários que também são acusados no processo.

O julgamento foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira (24), quando os demais ministros devem se pronunciar sobre o caso e declarar seus votos.

Moro foi bastante criticado em seu post e horas depois, na manhã desta sexta (19), retornou ao tema, fazendo alusão ao presidente Lula e ao PT.

– Bom lembrar que os crimes teriam ocorrido, segundo o STF, entre 2010 e 2014 e envolveriam a BR Distribuidora, ou seja, empresa sob o controle do governo do … (complete). Ainda bem que foi privatizada nos governos seguintes.

Nenhum comentário: