23/05/2023

APÓS AFASTAMENTO DE TITULAR JUÍZA QUE CONDENOU LULA ASSUME LAVA JATO

Juíza que condenou Lula reassume Lava Jato após afastamento de titular

A juíza Gabriela Hardt assume novamente os casos da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná nesta terça-feira (23), após afastamento do juiz titular, Eduardo Appio. Com a decisão, Hardt volta ao comando da Operação Lava Jato, onde já condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à prisão, no caso do sítio de Atibaia

Na noite dessa segunda-feira (22), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu afastar o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara de Curitiba (PR). Uma investigação apura a responsabilidade de Appio sobre o acesso a um número de telefone supostamente utilizado para ameaçar um desembargador federal.

Existem dois juizes (normalmente) em uma Vara Federal. No caso da Gabriela Hardt, ela é a juíza federal substituta. Por isso, sempre que o titular se afasta, ela fica à frente. Isso aconteceu em 2019, quando Sergio Moro desistiu da carreira de magistrado para assumir o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro (PL).

No mesmo ano, Hardt condenou o presidente Lula (PT) a 12 anos e 11 meses de prisão. Agora, com a determinação do TRF-4, a magistrada fica no lugar de Appio.

Com informações de Metrópoles

Nenhum comentário: