Após glórias em 2022, ABC e América cresceram nas redes sociais; veja
O ano de 2022 foi uma temporada de ouro para as equipes potiguares. ABC e América embalaram os torcedores e moveram massas para os estádios. As conquistas dentro de campo refletiram em outras áreas dos clubes. Com isso, os representantes do Rio Grande do Norte nas Séries B e C, respectivamente, apareceram entre os 50 clubes brasileiros com o maior número de seguidores do país.
O levantamento é feito pelo IBOPE Repucom e acompanha o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes. E, após as glórias de 2022, ABC e América mostraram um crescimento nas redes sociais dos times. Apenas no Instagram, em comparativo entre os meses de maio de 2022 e 2023, o América teve 46.206 novos seguidores. Já, o ABC teve 73.409, no mesmo período.
No total, somando todas as plataformas digitais dos times (Twitter, Instagram, Facebook, TikTok e YouTube), América e ABC apresentaram um aumento significativo no engajamento digital. Ainda no mesmo período analisado, América teve um aumento de mais de 60 mil novos inscritos nos canais oficiais do clube. E apesar do número expressivo, o alvirrubro acabou perdendo algumas posições no ranking, saindo de 39o para a 42o. Já o ABC, apresentou um crescimento 97 mil novos seguidores. Dessa forma, o alvinegro se manteve na 34o colocação.
O trabalho de redes sociais vai muito além de divulgar informações do clube, trata-se também de uma ferramenta de aproximar o torcedor e alcançar novos públicos. Um crescimento expressivo no meio digital valoriza a marca do clube e fornece um leque de possibilidades de desenvolver o time no mercado. Entre as metas estipuladas, alvinegros e alvirrubros dividem o mesmo objetivo: chegar aos 10 mil associados.
O diretor de Marketing do ABC, Philipe Coutinho, esclareceu que o clube busca manter a proximidade com o torcedor, apresentando inovações, mas mantendo a base do que dá certo. A estrutura vem dando resultado, principalmente no número de novos associados. “Aumentamos em 70% a quantidade de sócios torcedores de 2022 para este ano.
Estamos a 700 de bater o número histórico de 10 mil associados.”, esclareceu o diretor. Além de Coutinho, atuam neste setor o vice-diretor de marketing e comunicação Roberto Medeiros, gerente de comunicação Alan Oliveira e Léo Pessoa, na assessoria de imprensa. “Estávamos a 400 sócios de bater o recorde histórico de 10 mil sócios e isso no primeiro semestre no Marketing do ABC”, revelou Philipe Coutinho, que assumiu a direção do setor em 2023.
De acordo com o diretor, a construção de conteúdo das redes sociais e ações de marketing são feitas de forma planejada, baseadas em dados e analisadas estrategicamente pensando no torcedor. Além disso, o diretor revelou que uma das prioridades é melhorar a experiência do torcedor e trazer a proximidade com o clube. Coutinho também adiantou que haverá duas novidades para os torcedores alvinegros no começo do segundo semestre.
Já do lado alvirrubro, o gerente de marketing,Antônio Neto, afirmou que o crescimento se dá pela sintonia da equipe e por fazem conteúdos de torcedor para torcedor. “Uma equipe 100% da casa e 100% torcedora do clube que desde o ano passado vem trabalhando assiduamente”, descreveu Neto, que também ressalta o trabalho do gerente de comunicação Canindé Pereira, responsável pelo conteúdo de futebol.
O trabalho na rede social do América serviu para impulsionar o time na fase final da Série D do ano passado. Com recordes de público, as produções audiovisuais foram um destaque e motivaram os torcedores a comparecerem ao estádio. “É tudo muito orgânico e eu acho que por sermos torcedores, por estarmos vindo da arquibancada, isso faz com que a gente leve o máximo de emoção possível para a pra torcida”, esclareceu o gerente de marketing.
Com a chegada da SAF, o setor de marketing passará por mudanças. Mas, até lá, o América segue buscando ampliar a média de público dos jogos e de sócio-torcedores. Para Antônio Neto, a expectativa é que a meta duplique com a chegada da HI.PE Capital S.A, passando para 20 mil a 25 mil sócio-torcedores. “Nós fizemos uma ação de prospecção nas últimas duas semanas por meio de SMS, WhatsApp, ligação onde nós tínhamos uma meta de converter três mil sócios. Nós convertemos dois mil. Então o aproveitamento foi fantástico”, revelou o gerente.
Por fim, Antônio Neto afirmou que esses resultados acompanham o desempenho da equipe nos gramados. Quando o time não vai bem, isso reflete nas redes sociais. Nesta situação, o gerente revelou que há um planejamento de crise para que o desempenho das redes sociais e outras áreas geridas pelo marketing não sofram reduções.
NÚMEROS
AFC
60 mil seguidores o América ganhou entre 2022 e 2023 nas redes sociais
42 - é a posição do Alvirrubro no ranking. Em 2022 clube estava em 39º
ABC
34 - é a posição do ABC segundo o ranking das redes sociais do Ibope
97 mil seguidores a mais o ABC conseguiu em um ano de pesquisa
TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário