29/04/2023

GLOBO É INTERESSADA NA 'PL DA CENSURA' E EX-MULHER DE ORLANDO SILVA É LIGADA A EMISSORA

Ex-mulher de Orlando Silva tem ligação com grupo Globo, que é um dos maiores interessados na PL da “censura”, e gera desconfiança

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) é o relator da PL das “fake news” na Câmara dos Deputados, que tem gerado debates acalorados por suas implicações na liberdade de expressão na internet. Recentemente, surgiram questionamentos sobre possíveis conflitos de interesse na relatoria por parte do deputado.

Orlando Silva teve sua ex-mulher, Anna Cristina Lemos Petta, envolvida em uma polêmica quando o deputado era ministro dos Esportes, entre 2006 e 2011. Na época, foi divulgado que uma ONG de Esporte ligada ao PC do B, partido ao qual Orlando é filiado, havia pago a então esposa valores que ela devolveu nove meses depois.

Mais recentemente, surgiu a informação de que a ex-mulher de Orlando Silva, Anna Cristina Lemos Petta, fez uma minissérie para a plataforma de streaming Globoplay. A série, intitulada “Quando Faltar o Ar”, foi lançada em setembro de 2020. A ligação da ex-mulher com a plataforma de streaming do grupo Globo e os possíveis interesses da mesma em receber royalties com a nova lei das “fake news” tem gerado questionamentos sobre a imparcialidade do relator na discussão da PL.

A PL das “fake news” segue em debate na Câmara dos Deputados, onde Orlando Silva tem buscado avançar na discussão e aprimoramento do texto antes de sua votação final.

Junior Melo (advogado e jornalista)

Nenhum comentário: