05/03/2023

MINISTRA DA SAÚDE SOBRE O ABORTO; 'FAREMOS COM QUE O SUS GARANTA A LEI'

“Faremos com que o SUS garanta a lei”, diz ministra de Lula sobre aborto

Nísia Trindade cita “delicadeza do tema” e fala que discussão para mudar a legislação deve envolver toda a sociedade.

A ministra Nísia Trindade (Saúde) disse que “a delicadeza do tema” do aborto faz com que seja preciso envolver toda a sociedade em uma discussão sobre mudar a lei. Mas, afirmou que o governo vai trabalhar para garantir que a atual legislação seja cumprida.

“Nos casos em que existe a permissão ao aborto no Brasil [risco à vida da gestante, violência sexual e anencefalia fetal], faremos com que o SUS [Sistema Único de Saúde] garanta a lei e o acolhimento”, disse em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste domingo (5.mar.2023). “Nosso objetivo é discutir o tema com dados e garantir o que a lei já estabelece.”

Nísia é a 1ª mulher a assumir o comando do Ministério da Saúde. Disse que pretende deixar como legado a efetivação do “princípio de integralidade” do SUS, com um sistema público de saúde fortalecido.

“Não quero contribuir com a marca de um programa isolado, mas com essa visão integrada da saúde e da qualidade do acesso. Temos de trabalhar com a ideia de saúde de qualidade para todos”, declarou.

Nísia disse ver seu pioneirismo no Ministério da Saúde com preocupação: “Mostra a dificuldade de nós, mulheres, atingirmos cargos de direção. Precisamos ter formas eficazes de furar esse teto. A visão do governo atual significa uma guinada”.

Segundo ela, as mulheres passaram por grandes adversidades desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Por isso, quando são chamadas a assumir cargos de liderança, como o seu, devem aceitar.

“Nós, que passamos por reveses tão grandes desde o impeachment da presidenta Dilma, uma vez chamados, devemos dar a nossa contribuição”, afirmou. “Foi por meio de políticas sociais que me formei, é uma retribuição. E claro que me sinto em condições para isso.”

Perguntada sobre a covid-19, disse que “o mundo está suscetível a novos vírus” e não se pode “dissociar saúde da questão ambiental”.

“É importante estarmos atentos a questões sociais e ambientais”, falou. “Sobre as máscaras, recomenda-se o uso em aglomerações, mas não há mais obrigatoriedade”, continuou. “Além do monitoramento, fortaleceremos a vacinação, a ciência, a tecnologia e a proteção social, em caso de necessidade de isolamentos.”

Poder 360

Nenhum comentário: