06/03/2023

LULA MANTÉM O 'CORRUPTO' MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES APÓS REUNIÃO DE 'ARMAÇÃO'

Após reunião, Lula mantém Juscelino Filho como ministro das Comunicações

Ministro das Comunicações de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na berlinha, Juscelino Filho (União Brasil-MA) se reuniu na tarde desta segunda-feira (6/3) com o presidente da República, mas deixou o Palácio do Planalto pela garagem, sem falar com a imprensa. Após o encontro, Lula decidiu manter o ministro no cargo.

Por volta das 18h, Juscelino informou pelo Twitter que a reunião foi "muito positiva" e deu a entender que continua no governo. "Sai há pouco do Palácio do Planalto, onde tive uma reunião muito positiva com o presidente @LulaOficial . Na ocasião, esclareci as acusações infundadas feitas contra mim e detalhei alguns dos vários projetos e ações do @mincomunicacoes . Temos muito trabalho pela frente", escreveu.

O ministro das Comunicações informou também que a expansão do 5G no país esteve na pauta do encontro com Lula. "Falamos de expansão do 5G, de conectividade em escolas e ações do Norte e do Nordeste Conectado. Boa notícia: ainda neste mês, o presidente @LulaOficial e eu vamos inaugurar a Infovia 01, entre as cidades de Manaus e Santarém, ampliando o acesso à internet na Região Amazônica".


Juscelino virou ministro na cota do União Brasil junto ao governo, após ter sido derrotado ano passado por Arthur Maia (União Brasil-BA) na disputa interna pela presidência da Comissão Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Os partidos no Congresso têm a cultura de seguirem a lista de favorecidos em cargos públicos ou assentos nas Casas, em postos importantes, como a CCJ, que este ano passa a ser do PT até 2024, segundo acordo dentro da Câmara.

Lula tem declarado que se o ministro não comprovar sua inocência deixará o governo. Mais cedo, em suas redes sociais, Juscelino disse não ser culpado diante de acusações que o têm pressionado a deixar a gestão petista.

“Não há irregularidades nas viagens que fiz como ministro e nem nos demais temas. Nas imagens, comprovantes das diárias que devolvi, conforme expliquei”, se defendeu em post no Twitter, convidando internautas para assistir a vídeo em seus perfis Instagram e Facebook.

“Vídeo que divulguei com esclarecimentos sobre os ataques distorcidos feitos contra mim”. O ministro esteve com o presidente ao final desta tarde no Palácio do Planalto e deixou o local pelo subsolo e sem falar com a imprensa. “Que fique claro: não há irregularidades nas viagens que fiz como ministro e nem nos demais temas!".

Há acusação de que o parlamentar licenciado teria usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir ao interior de São Paulo participar de um evento que em nada se relaciona à sua pasta: um leilão de cavalos.

Em comunicado oficial divulgado no último dia 2, o ministro, acusado também de ter funcionário fantasma em gabinete no Congresso, informou ter devolvido ao governo federal o dinheiro recebido para bancar diárias durante viagem em São Paulo no final de janeiro.

O União Brasil, por sua vez, defendeu em nota divulgada ontem (5/3) que o ministro "sempre manteve uma atuação respeitada no parlamento" e criticou os ataques da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a Juscelino.

"Será que a presidente Gleisi fará a mesma declaração caso um integrante de seu partido seja alvo de ataques? O direito de defesa e a presunção da inocência, pilares do Estado Democratico de Direito, sao validos para Gleisi, Juscelino e todos os brasileiros", diz o documento divulgado pela legenda.

CB

Nenhum comentário: