07/03/2023

GOLPE: ALERTA PARA QUEM GOSTA DE COMPRAR CARRO EM LEILÃO

Potiguar perde R$ 42 mil em golpe do leilão de carro

A administradora Michelli Lima estava querendo comprar um carro e vinha procurando ofertas e modelos nas redes sociais. A inteligência artificial passou a mostrá-la anúncios desse segmento.

Foi aí que surgiu uma oferta irrecusável, no Google. O anúncio dizia que “hoje” aconteceria um leilão de carros recuperados de financiamentos com IPVA em dia e valores abaixo da tabela Fipe, que expressa o valor médio de carros no mercado nacional.

“O site parecia ser sério, tinha um link que direcionava para um WhatsApp. Não havia nada de errado, pesquisei tudo que eu podia e tudo conferia com que o site dizia”.

Foi aí que Michelli viu um veículo Fiat Toro que supostamente seria leiloado com o lance final de 40 mil. “Eu dei um lance de 42 mil e arrematei o carro. Era o que eu pensava, né?”.

Segundo ela, a suposta empresa pediu todos os seus dados e ela fez a transferência presencialmente numa agência da Caixa Econômica Federal.

“Quando eu solicitei o documento do carro, foi aí que eles me bloquearam e nunca mais consegui falar com eles”, disse ela chorando.

A empresa de “fachada” é a Hasta Pública Leilões. No site, que ainda está no ar, diz que o negócio é certificado pelo Tribunal de Justiça do Ceará, localidade onde a empresa diz ser sediada.

No site, o pátio da empresa pode ser visto através do Google Maps na rua Neusa Freitas de Sá, no bairro Jabuti, em Fortaleza.

Michelli Lima já prestou depoimento à polícia e entrou em contato com o banco para tentar recuperar o dinheiro. Milhares de pessoas no Brasil já caíram no golpe dos falsos leilões. Em 2022, foram identificados mais de 2 mil sites falsos.

Com informações de Juliana Celli

Nenhum comentário: