07/03/2023

DANOU-SE: CHINA DEFENDE ALIANÇA COM A RÚSSIA E FAZ DURO ATAQUE AOS EUA

China faz duro ataque aos EUA e defende aliança com a Rússia

Em um raro e duro discurso no qual citou nominalmente os Estados Unidos como adversário existencial, o líder chinês Xi Jinping acusou Washington de liderar o Ocidente em uma campanha de “contenção e supressão” de seu país.

A fala, durante as chamadas Duas Sessões que reúnem o Legislativo da China, foi seguida por uma retórica ainda mais inflamada do chanceler Qin Gang, segundo o qual a aliança com a Rússia de Vladimir Putin precisa ser ainda mais reforçada para enfrentar os EUA.

“Países ocidentais, liderados pelos EUA, implementaram contenção e supressão completas da China, o que trouxe desafios severos sem precedentes ao desenvolvimento do país”, afirmou Xi em um painel na segunda (6), segundo a agência Xinhua.

No futuro, disse o líder, “os riscos e desafios que nós enfrentamos apenas irão aumentar e se tornar mais severos”. Foi um passo além da usual crítica ao unilateralismo americano e a defesa da multipolaridade dos discursos do líder.

Já Qin, falando nesta terça (7), afirmou em entrevista coletiva que a aliança entre Xi e Putin, sacramentada em Pequim 20 dias antes do início da Guerra da Ucrânia, em fevereiro do ano passado, “deu um exemplo global de relações exteriores”.

Foi sua primeira aparição como chanceler nas Duas Sessões, tendo substituído a Wang Yi, que virou o mais importante diplomata do país, chefiando o poderoso Escritório da Comissão de Negócios Estrangeiros do Politburo, o coração político da ditadura chinesa.

“Na realidade, a dita competição do lado dos EUA é uma contenção e supressão completa, um jogo de soma zero no qual você vive e morre”, afirmou, repetindo os termos do chefe e remetendo ao conceito da Teoria dos Jogos no qual a vitória de um adversário implica a derrota do outro.

Ele defendeu a relação com o Kremlin, que aumentou inclusive no flanco militar. “Com a China e Rússia trabalhando juntas, o mundo terá uma força motriz. O quão mais instável fica o mundo, mais imperativo é para a China e a Rússia avançarem suas relações de forma constante”, disse. “A parceria estratégica certamente vai crescer de força em força.”

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: