ABC acredita no ‘efeito Frasqueirão’ contra Fluminense-PI
Com um tempo de descanso que não estava previsto no calendário do clube para as duas últimas semanas de março, o ABC volta a campo hoje para encarar o Fluminense-PI, no Frasqueirão, necessitando da vitória para carimbar a vaga na segunda fase da Copa do Nordeste. O treinador Fernando Marchiori terá à disposição, basicamente, o mesmo grupo que arrancou a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil do Vasco, em São Januário, com o reforço dos atacantes Fábio Lima e Léo Ceará, o último reforço inscrito pelo Alvinegro para a competição regional.
Com toda a oitava rodada da competição prevista para ocorrer às 21h30, o único estádio que estará fechado para os torcedores será o Frasqueirão. A medida foi solicitada pelas forças de segurança do RN, em virtude dos ataques surpresas que estão ocorrendo no estado por uma organização criminosa.
A situação do grupo B é considerada muito apertada e a colocação dos quatro classificados só dará para saber mesmo após o final dos jogos. O Ceará lidera o grupo com 13, seguido pelo ABC, com 11, Sergipe e Náutico, 10, e o Santa Cruz-PE, 9. Dentro dessa configuração, os jogadores abecedistas sabem que para não depender de ninguém e confirmar a vaga entre os dois primeiros colocados, que vão ter a vantagem de realizar o jogo único das quartas de final como mandante, terão de vencer a partida desta quarta-feira. Em caso de um empate em Natal, para não perder a posição que se encontra, o Alvinegro terá de torcer para que os adversários diretos na luta pela classificação e abaixo dele na classificação, não vençam seus jogos.
Entre esses clubes, a maior ameaça ocorre em relação ao Sergipe, que se empatar o seu jogo diante do Sampaio Corrêa e o ABC for derrotado, vai herdar a vice-liderança do grupo B e poderá decidir a vaga na semifinal, diante do clube potiguar, levando o confronto para Arena Batistão-SE. Na rodada, o Santa Cruz vai receber o Fortaleza, no Arruda, e o Náutico fechará sua participação na fase inicial diante do Ferroviário, nos Aflitos.
Sem qualquer chance, o Fluminense deve mandar para Natal uma equipe enxertada com atletas da equipe sub-20. Todas as atenções do treinador estão voltadas para a disputa do Campeonato Piauiense. O treinador Eduardo Santos fez essa opção diante do Bahia e deixou Salvador comemorando o empate, o que encorajou o comandante tricolor a realizar a mesma experiência em Natal, preservando o grupo principal para a competição de seu estado.
À frente do comando técnico do Alvinegro há um ano, Fernando Marchiori está invicto em casa, no Frasqueirão. São 24 jogos, com 18 vitórias e seis empates. Sob o seu comando, o elenco abecedista marcou 52 gols e sofreu apenas sete, em Natal. Já nas 50 partidas em que esteve à beira do campo, o retrospecto aponta 25 vitórias, 17 empates e apenas oito derrotas. São 79 gols marcados e 33 gols sofridos.
O treinador comemorou as vitórias e a condução positiva do planejamento, reforçando a dedicação e o trabalho de todo o elenco profissional.
Destino Alvinegro vai definir jogos
O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, anunciou que a entidade vai se pronunciar sobre a continuidade do Campeonato Estadual amanhã. Com o adiamento da 3ª rodada do Campeonato Potiguar no último fim de semana por instabilidade na segurança pública no RN, os jogos Santa Cruz x Potiguar e América x ABC terão datas analisadas no dia 23, mas a ideia é promover pelo menos a partida entre Santa Cruz x Potiguar, no estádio Barrettão, no próximo sábado.
A realização da rodada depende do resultado do jogo entre ABC e Fluminense-PI marcado para esta quarta-feira (22) pela Copa do Nordeste. A vitória do ABC resulta em classificação da equipe e compromisso pela segunda fase da Copa no próximo final de semana, o que impede o clube de competir pelo Estadual.
No entanto, o jogo entre Santa Cruz e Potiguar poderá ser realizado e, em caso de insucesso na Copa NE, o ABC irá enfrentar o América e dar andamento ao Campeonato Potiguar, já no próximo domingo.
Em caso de classificação do ABC para semifinal, a última data utilizada pela competição regional em março, será a do dia 28, quando ocorrem as semifinais. A final da Copa do Nordeste está prevista apenas para meados do mês de abril. O atraso no calendário local pode atirar os clubes numa verdadeira maratona, com a finalidade de acabar a competição no prazo determinado, devido ao contratempo com a segurança pública.
Com informações da TN
Nenhum comentário:
Postar um comentário