07/03/2023

CAMPEONATO POTIGUAR: TJD-RN PUNE POTYGUAR DE CURRAIS NOVOS COM PERDA DE 21 PONTOS

Potyguar é punido pelo TJD-RN com a perda de 21 pontos: Alecrim pode escapar do rebaixamento

O Potyguar de Currais Novos foi punido pela primeira comissão disciplinar no TJD-RN com a perda de 21 pontos, retirada de outros 9 e multa no valor de R$ 14 mil por usar atletas não profissionais em sete partidas do Campeonato Estadual. O Alecrim como terceiro interessado, ingressou com uma ação e mostrou que a equipe do interior utilizou os atletas Carlos Thiago, Luan Ricardo e Eduardo Luís Campos, de forma irregular na condição de amador, uma vez que todos já possuíam mais de 20 anos de idade, indo contra o regulamento da competição. O julgamento foi realizado na noite desta terça-feira (7), na sede do Tribunal de Justiça Desportiva.

O relator do processo Tiago Pinto do Nascimento entendeu que o Potyguar realmente infringiu o regulamento da competição e aplicou a pena baseada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que foi a perda de três pontos em todas as partidas em que os jogadores entraram em campo. O Potyguar Seridoense ainda pode recorrer ao pleno do TJD no prazo de três dias.

Com a decisão do TJD, o Alecrim se salva de realizar o “confronto da morte” contra o Globo para saber quem deles será rebaixado para segunda divisão. Com a perda de pontos, o Potyguar caiu para última colocação do grupo A e vai enfrentar a equipe de Ceará-Mirim, em data ainda a ser discriminada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

Por possuir melhor índice técnico, o Globo terá a vantagem de realizar o segundo e decisivo confronto do duelo da morte, no estádio Barrettão.

No primeiro protesto que provocou o embate entre Alecrim e o representante de Currais Novos no TJD, a Primeira Comissão entendeu que os jogadores mencionados estavam legalizados e decidiu, por maioria de votos, pela condenação do Potyguar Seridoense à pena de multa no valor de R$6 mil por descumprimento do regulamento da competição durante o Campeonato Potiguar 2023, conforme artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A Comissão afastou a pena de perda de pontos prevista pelo artigo 214, citado em denúncia feita pelo Alecrim, que tratava do uso de atletas irregulares em partidas.

Então, o Alecrim apresentou uma emenda à denúncia, que foi redistribuída e no segundo julgamento, conseguiu levar a melhor e conquistar a permanência na primeira divisão do futebol potiguar na próxima temporada.

TN

Nenhum comentário: