12/03/2023

CAMPEONATO PAULISTA: ITUANO ELIMINA O CORINTHIANS NOS PÊNALTIS

Ituano elimina o Corinthians nos pênaltis e enfrenta o Palmeiras na semifinal

Deu zebra!

O Ituano está na semifinal do Campeonato Paulista. Na tarde deste domingo, o time de Itu empatou em 1 a 1 com o Corinthians, na Neo Química Arena, mas venceu nos pênaltis, por 7 a 6, depois de erros de Fábio Santos, Fagner e Gil nas cobranças. Raí Ramos, que fez um golaço na etapa inicial, e Mário Sérgio, com defesa de Cássio, desperdiçaram as batidas pelo lado do time visitante. Paulinho havia empatado a partida no tempo normal. Antes na luta contra o rebaixamento até a última rodada, os comandados de Gilmar Dal Pozzo se garantiram entre os quatro melhores da competição estadual. O Timão reúne os cacos após a eliminação e aguarda pelo sorteio da Libertadores, no final do mês, sem maiores desafios até o início do torneio continental.

E a semifinal?

O Ituano vai enfrentar o Palmeiras por ter se classificado com a pior campanha. O time alviverde, por sua vez, havia eliminado o São Bernardo, no último sábado, e se manteve com a melhor pontuação até aqui. Vale destacar que o Ituano se classificou às quartas de final com apenas três vitórias em 12 jogos.

Primeiro tempo

"Nem tudo que parece é" talvez seja a frase que melhor resume o primeiro tempo de jogo na Neo Química Arena. Cássio, por exemplo, parecia estar à beira de fazer um grande jogo, ao protagonizar belíssima defesa em chute de Gabriel Barros, à queima-roupa, em lance que seria anulado por impedimento milimétrico. Minutos mais tarde, porém, o goleiro aceitou um belíssimo chute de Raí Ramos, da intermediária. Um foguete, que abriria o placar para o Ituano, dono de chances consistentes de abrir o placar antes desse lance e de bom jogo na Neo Química Arena. Vacilo do goleiro corintiano. O Corinthians, que teve dificuldades para criar sem a presença de Renato Augusto, parecia não estar se acertando com Paulinho como seu substituto. Adson até teve chance de empatar, com bola na trave e, antes disso, Yuri Alberto também já havia finalizado no gol. Mas foi mesmo de Paulinho a chance de mostrar que nem tudo que parece é. Se parecia estar isolado na direita, sem chegada à área, foi em um cruzamento de Adson que o volante subiu mais alto do que a defesa para cabecear com precisão e empatar o jogo. No começo, ainda houve um pedido de pênalti por parte dos jogadores do Timão em chute de Róger Guedes, mas o árbito mandou seguir.

Segundo tempo

Com um setor ofensivo um pouco mais preenchido, o Corinthians passou a chegar com mais solidez ao ataque, mas seguiu esbarrando na firme marcação do Ituano. Marcação que chegou a irritar os jogadores em determinado momento da etapa final. Com Paulinho mais centralizado, Yuri Alberto teve nos pés a chance da virada, aos 22, quando recebeu do volante e tocou de cavadinha na área. O camisa 9 já quase comemorava quando, caprichosamente, a bola bateu na trave e não entrou. Giuliano, minutos depois, chapou para fora, em outro lance de perigo. Pouco antes dos 40, Róger Guedes mandou cobrança de falta com perigo, mas o caminho para os pênaltis já estava aberto diante da barreira imposta pelo Ituano, que deixou "livre" para criar apenas os zagueiros do Timão. Pedrinho, aos 44, deixou mais uma vez Yuri em boas condições, mas Jefferson Paulino fez grande defesa. Nos acréscimos, de forma inacreditável, a bola passou a centímetros da cabeça de Fausto Vera, com o gol aberto, após desvio de Gil. E, assim, o jogo acabou mesmo indo para as penalidades.

De novo ele

A eliminação do Corinthians, fruto de erros nas cobranças de pênaltis, traz à tona uma marca ruim para o lateral-direito Fagner: assim como neste domingo, o camisa 23 também perdeu sua cobrança de pênalti na final da Copa do Brasil do ano passado, contra o Flamengo, em erro que, somado ao de Mateus Vital, hoje no Cruzeiro, custou o título.

Coincidências...

Algumas coincidências marcam a classificação do Ituano neste jogo de quartas de final: o Galo de Itu foi campeão Paulista em 2014, justamente o último ano em que o Corinthians não havia conseguido avançar à fase mata-mata do Paulistão. De lá para cá, a partir de 2015, o Timão chegou em todas as semifinais. Foi também em 2014 que o Ituano eliminou o Palmeiras na semifinal, seu próximo rival, para vencer o Santos na decisão, também nos pênaltis.

Público e renda

Público pagante: 43.618

Público total: 43.888

Renda: R$ 2.430.793,50

ge

Nenhum comentário: