04/03/2023

CAMPEONATO CARIOCA: VASCO E FLAMENGO SE ENFRENTAM NESTE DOMINGO (05)

Clássico dos Milhões pode valer até taça

Vasco e Flamengo se enfrentam neste domingo (5), no Maracanã em um dos maiores clássicos, as equipes jogarão às 18h10. O chamado “Clássico dos Milhões” tem tido uma vantagem rubro-negra a partir de 2019 e o clube cruzmaltino tentará inverter essa tendência. O duelo pode valer o título da Taça Guanabara para o Fla como também uma vaga encaminhada nas semifinais para o Vasco.

Na atual temporada, essa é a primeira vez que as equipes se enfrentam, em um duelo válido pelo Campeonato Carioca. A última vez que se enfrentaram foi justamente no mesmo torneio na temporada passada já que o Gigante da Colina estava na Série B até o ano passado, esse ano terá mais embates visto que tem os confrontos do Campeonato Brasileiro.

Nos últimos confrontos pelo Cariocão em 2022, o Flamengo venceu na fase de classificação como nos dois jogos da semifinais, ambos pelo placar magro de 1 a 0. Em números gerais, os times se enfrentaram em 396 oportunidades, são 396 Clássicos dos Milhões, é um número bem grande que vem acirrando ainda mais a rivalidade entre os clubes.

Com isso, segundo o portal Goal, o Flamengo é soberano, em relação aos números de vitórias, são 154 triunfos, com 537 gols marcados. Em relação ao Vasco são 131 vitórias, com 509 bolas nas redes adversárias. Ao todo, os times cariocas empatam em 111 partidas, falando em todos os jogos de todos os campeonatos.

No Campeonato Carioca, são 242 jogos até então, o próximo completará 243, o Flamengo se sobressai novamente em cima do maior rival: são 96 triunfos contra 78 do Gigante da Colina, somando 68 empates. Em relação ao Brasileirão, são 65 embates, mas os números ficam mais equilibrados: 23 vitórias flamenguistas, 19 do Cruzmaltino e 23 igualdades. A última vitória do Vascão em cima do Mengão foi em 2021, até aquele ano, o Gigante da Colina tinha tido duas vitórias em cinco anos, Vasco também é o rival que menos venceu o Flamengo nos últimos anos.

O Flamengo tenta esquecer a “ressaca” da perda do título da Recopa Sul-Americana e, para isso, poderá mexer no time titular. É provável que o técnico Vítor Pereira jogue com o sistema tático com três zagueiros, que deve ser oficializado.

Internamente, VP tem revelado a pessoas próximas que entende ser necessário modificar algumas situações no Flamengo, como fortalecer o sistema defensivo e automatizar as jogadas ofensivas. Aos poucos, o comandante pretende implementar a própria filosofia de jogo, mas sabe que isso precisará de tempo e que os atletas ‘comprem’ a ideia do técnico.

Andrey está à disposição da comissão técnica do Vasco para o clássico. O novo reforço treinou no CT Moacyr Barbosa ao longo da semana e está à disposição do técnico Maurício Barbieri.

Nenhum comentário: