15/02/2023

VOCÊ SABE PORQUE A DATA DO CARNAVAL MUDA TODO ANO?

Por que o Carnaval muda todo ano e como saber quando data cai?

Uma das festas mais populares do Brasil, o Carnaval não tem data fixa como outros feriados do país. Às vezes a celebração acontece em fevereiro, às vezes em março.

Você já se perguntou por que a data do Carnaval sempre muda?

- A data do Carnaval é determinada com base no calendário da Igreja Católica.

- Os elementos variáveis são as datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.

- A festa marca o período de liberdade anterior à Quaresma - intervalo de 40 dias até a Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa.

Como saber quando vai ser o Carnaval? Sete dias antes da Páscoa é celebrado o Domingo de Ramos - comemoração que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

- O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa, que terminará com a ressurreição de Cristo na Páscoa.

- Exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos é a terça-feira de Carnaval. Sendo assim, a folia é celebrada 47 dias antes da Páscoa, ou seja, sete domingos antes da Páscoa.

- A Páscoa, por sua vez, é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério norte - e, consequentemente, do equinócio de outono, no hemisfério sul.

O Carnaval 2023 acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira, respectivamente. A Quarta-Feira de Cinzas ocorrerá, portanto, no dia 22 de fevereiro.

A data não é feriado nacional no Brasil e, sim, ponto facultativo. A liberação dos dias de trabalho depende de cada empresa.

UOL

Nenhum comentário: