19/02/2023

'SOLTE SUA JANJA' - BLOCO 'ZOA' PRIMEIRA-DAMA NO RJ

Primeira-dama é desmoralizada no Carnaval: “Solte sua Janja”

A primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, tornou-se meme nas redes sociais depois de receber homenagens no Carnaval 2023. No Rio de Janeiro, por exemplo, mulheres se “vestiram” como a socióloga para participar do bloco Cordão da Preta Preta. Elas se reuniram sob o lema “Solte sua Janja”.

“Pode cantar no palanque, se meter no governo, subir na banheira, falar alto, deitar no chão e carregar a Resistência [cachorra de Lula Janja]”, escreveu a jornalista Mariana Filgueiras, uma das que homenagearam a mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ninguém vai nunca mais dizer o que mulher pode ou não pode fazer, meus amores.” Mariana se fantasiou de “Janjuma”, uma mistura da primeira-dama com Juma, a mulher que vira onça na novela Pantanal.


Fábrica de memes

Não é a primeira vez que Janja vira meme nas redes sociais. Na semana passada, por exemplo, durante a visita de Lula ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, as aparições da socióloga chamaram a atenção do público. Desde antes da posse de Lula, Janja participa de várias reuniões de governo.

O meme mais compartilhado surgiu a partir de uma foto em que Janja aparece segurando as mãos de Lula e Biden, no Salão Oval da Casa Branca.


Os internautas fizeram meme com Janja “selando a paz” com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os brasileiros também lembraram os apertos de mãos entre o então primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, e então ditador da Rússia, Josef Stalin, pouco antes da vitória sobre os nazistas. Além disso, citaram o cumprimento entre o papa Francisco e o ex-ditador cubano Fidel Castro, em 2015. Até o encontro entre personagens do desenho Naruto virou referência.

Revista Oeste.

Nenhum comentário: