02/02/2023

SENADOR 'CAGA FINO' E RECUA DE ACUSAÇÃO A BOLSONARO

Do Val recua, culpa Silveira e diz que Bolsonaro não o coagiu para golpe

Marcos do Val recuou em sua fala e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro não tentou coagi-lo a dar um golpe de Estado. A declaração foi dada há pouco, durante entrevista coletiva concedida em seu gabinete.

Em entrevista à revista Veja, publicada hoje, Do Val disse que foi chamado para uma reunião na Granja do Torto na qual foi discutida a possibilidade de um golpe de estado. A proposta envolvia não desmobilizar os acampamentos bolsonaristas e gravar, sem autorização judicial, alguma conversa que comprometesse o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

O plano, inclusive, foi relatado ao próprio Moraes por Do Val. Segundo o parlamentar, ele cometeria crime de prevaricação caso não alertasse ao ministro do STF.

Na coletiva, porém, o senador atribuiu o plano a uma articulação do ex-deputado Daniel Silveira. Segundo Do Val, Silveira teria sido o responsável por convencê-lo e a Bolsonaro a embarcar no que chamou de uma “ação esdruxula”.

“Não houve, eu acho que saiu na imprensa aí que o presidente me coagiu”, afirmou.

“O que ficou muito claro para mim era o Daniel tentando achar uma forma de não ser preso de novo […] Ficou muito claro que ele estava num movimento de manipular e ter o presidente comprando a ideia dele se um senador aceitasse a missão”.

Daniel Silveira foi preso nesta manhã (2), logo após perder o mandato de deputado.

Apesar da nova versão, Do Val também afirmou que Bolsonaro não impediu o correligionário de seguir à frente com o plano.

“Ele [Bolsonaro] também não impediu o Daniel. Mas ficou claro que é o Daniel desesperado. O Daniel estava querendo manter o contato dele, querendo ser o chefe de gabinete do Magno Malta, e ele queria ficar no Congresso, para manter o network”, disse Do Val.

“Eu estava em um momento aí de muita raiva, foi aquele desabafo que você fica nervoso, qualquer discussão de casal você fala coisas e depois se arrepende do que fala, mas isso ai não aconteceu”, acrescentou o parlamentar.

O Antagonista

Nenhum comentário: