15/02/2023

PRESOS DOS ATOS DE 8 DE JANEIRO ESTÃO PRESOS EM PENITENCIÁRIA COM CAPACIDADE LIMITADA

Parlamentares constatam capacidade limitada de penitenciária onde estão presos após atos de 8 de janeiro

Parlamentares visitaram o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para verificar a situação de 610 homens presos após os atos de 8 de janeiro e constaram que a penitenciária tem capacidade limitada para atender a quantidade de presos e solicitaram apoio da OAB no sentido de garantir os direitos humanos dos custodiados e também a transferência para seus estados de origem, entre outras iniciativas.

Os senadores e deputados divulgaram uma nota sobre a ação. Confira a íntegra abaixo:

Um grupo de senadores e deputados da oposição esteve nesta quarta-feira (15) no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para verificar a situação de 610 homens presos após os atos de 8 de janeiro.

Apesar dos esforços do governo do Distrito Federal, constatou-se que a penitenciária possui capacidade limitada para atender a grande quantidade de presos.

Entre 8 e 12 de janeiro, a população da penitenciária aumentou de 1 mil para 1,6 mil em decorrência de prisões relacionadas aos atos de ataque às sedes dos Três Poderes.

A alta ocupação reflete na qualidade do fornecimento da alimentação aos presos e no atendimento de saúde, conforme verificado no local.

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal relatou ter solicitado ao Supremo Tribunal Federal (STF) a transferência de presos que moram em outros Estados, pois apenas 30 teriam residência na Capital Federal.

Após a visita, o líder da Oposição no Senado Federal, Rogério Marinho, e a líder do PP no Senado, Tereza Cristina, foram recebidos pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.

Na ocasião, solicitaram apoio da entidade pela celeridade no cumprimento do devido processo legal, na individualização de condutas e na garantia dos direitos humanos dos presos, assegurando a transferência para os Estados de residência ou a liberação para aguardar o julgamento em liberdade, quando possível. Foi informado que tal iniciativa já havia sido tomada por aquela instituição.

Nos próximos dias, os senadores vão solicitar audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, para assegurar as garantias dos presos e a celeridade do devido processo legal.

Amanhã, um grupo de parlamentares também deve visitar 350 mulheres presas na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.

Carlos Portinho
Líder do PL no Senado

Ciro Nogueira
Líder da Minoria no Senado

Eduardo Girão
Líder do NOVO no Senado

Flávio Bolsonaro
Líder da Minoria no Congresso

Mecias de Jesus
Líder do Republicanos no Senado

Rogério Marinho
Líder da Oposição no Senado

Tereza Cristina
Líder do PP no Senado

Wellington Fagundes
Líder do Bloco Vanguarda no Senado

Um comentário:

Ari disse...

Palavras de bolsonaro "bandido bom é bandido morto"