12/02/2023

PLANO DE LULA POR PAZ NA UCRÂNIA E REBATIDO PELOS EUA

EUA rebatem plano de Lula por paz na Ucrânia

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, indicou que o país tem ressalvas sobre a proposta de Lula de criar um grupo de países neutros para negociar o fim da guerra na Ucrânia.

Questionado em entrevista coletiva sobre o plano apresentado pelo presidente brasileiro, Kirby afirmou: “Nada sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”.

Lula quer reunir países que não estão diretamente envolvidos no conflito, como Índia e China, por exemplo. Kirby rebateu o plano do petista destacando o risco que as forças de Vladimir Putin representam e citou o lançamento de dezenas de mísseis russos contra alvos civis na Ucrânia.

“Temos de permanecer na tarefa de apoiar a Ucrânia para que ela tenha sucesso no campo de batalha. Para que, se o presidente Zelensky determinar que é hora de negociar e sentar à mesa para resolver isso diplomaticamente, ele possa fazer isso em pé de igualdade. Ele pode fazer isso com a força que ele sabe que vai precisar naquela negociação.”

Na sexta-feira, em entrevista à CNN Internacional, Lula condenou a Rússia pela guerra na Ucrânia e chamou o conflito de “invasão” e de “um equívoco” do Kremlin.

Com informações de O Antagonista

Nenhum comentário: