18/02/2023

PETROBRAS DOS MEUS SONHOS: FBI INVESTIGA PROPINAS A EXECUTIVOS DA EMPRESA

FBI investiga esquema de propina a executivos da Petrobras

O Departamento de Justiça dos EUA denunciou, nesta 6ª feira (17.fev.2023), 2 comerciantes de combustíveis por participação em esquema de propina a executivos da Petrobras e lavagem de dinheiro. O caso está sendo investigado pelo FBI. Eis a íntegra do comunicado (em inglês, 74 KB).

No documento, o norte-americano Glenn Otzemel e o ítalo-brasileiro Eduardo Innecco são acusados de violar a FCPA (Lei de Práticas de Corrupção no Exterior, em inglês). De 2010 a 2018, a dupla teria favorecido 2 empresas, sediadas no Estado de Connecticut, a conquistar e manter contratos com a petroleira por meio de pagamentos ilícitos a executivos da estatal.

Os pagamentos feitos aos funcionários da Petrobras seriam disfarçados como bonificações por serviço de consultoria e comissões. Ao todo, os comerciantes enfrentam 4 acusações de pagamento de propina e 3 por lavagem de dinheiro. A pena pode chegar a até 80 anos de prisão.

A autoridade norte-americana não divulgou os nomes das empresas beneficiadas pelo esquema. Entretanto, uma apuração feita pela Reuters informa que Otzemel trabalhava para a Freepoint Commodities, empresa situada em Stamford, Connecticut. Innecco também chegou a realizar consultoria para a mesma empresa.

Ainda de acordo com a agência, a Polícia Federal investiga funcionários do alto escalão da Freepoint por acusação de propina a executivos da Petrobras desde 2021.

Em contato com o Poder360, a Petrobras disse ser vítima do crime, desvendado pela Operação Lava-Jato.

“A companhia colabora com as investigações desde 2014, incluindo as investigações do DoJ (US Department of Justice), que motivaram a ação noticiada”, declarou.

Poder360.

Nenhum comentário: