10/02/2023

LULA X BIDEN, PAPO CABEÇA - UM USA FALAS ERRADAS E O OUTRO APERTA A MÃO DE NINGUÉM

Lula troca Conselho da ONU por Conselho de Segurança Nacional ao falar sobre a Guerra na Ucrânia à TV nos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confundiu nesta sexta-feira (10) o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) com o Conselho de Segurança Nacional.

A declaração foi dada em entrevista à rede de TV americana CNN. Lula falava sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“A invasão foi um equívoco da Rússia. Ela não poderia ter feito isso. E afinal de contas ela faz parte do Conselho de Segurança Nacional, e isso não foi discutido no Conselho de Segurança”, disse o presidente.

O conselho que discute ações militares entre os países, e do qual a Rússia é integrante permanente com poder de veto, é o Conselho de Segurança da ONU.

A declaração pode ser lida na transcrição oficial do Palácio do Planalto.

O presidente já teve outros erros e deslizes em declarações públicas desde a posse.

VEJA OUTRAS FALAS ERRADAS DE LULA DESDE A POSSE:

MORTOS POR COVID

No 1º dos 2 discursos da posse, em 1º de janeiro, no plenário da Câmara dos Deputados, Lula disse que o Brasil foi o país com o maior número de mortes por coronavírus em relação à população.

“Em nenhum outro país a quantidade de vítimas fatais foi tão alta proporcionalmente à população quanto no Brasil”, disse ele. A declaração pode ser ouvida neste link, às 2h39min40. A íntegra em texto está neste link.

O país com mais mortes por habitante é o Peru, com 6.438 por milhão de habitantes. O Brasil, com 3.270 mortes por milhão de habitantes, é o 18º. Os números são da plataforma Our World in Data e do Ministério da Saúde. Podem ser lidos neste link.

“ALEXANDRE MACHADO”

No dia seguinte aos ataques extremistas do 8 de Janeiro, quando pessoas descontentes com a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Lula na eleição de 2022 invadiram e depredaram as sedes dos poderes em Brasília, o presidente chamou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes de “Alexandre Machado”.

“Se entrou com um recurso tentando negar o resultado do processo eleitoral, tentando mostrar que tinha havido falha na urna, e o ministro Alexandre Machado (sic) negou o pedido e ainda multou o partido que fez o pedido numa quantia importante de dinheiro para que o presidente do partido parasse de ser massa de manobra”, disse ele. Assista à declaração neste link, à 1h05min16.

Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes multou o PL, partido de Bolsonaro, em R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé depois de a legenda pedir a invalidação de votos de 279 mil urnas.

Na transcrição oficial, o Palácio do Planalto preservou a declaração original e indicou que o nome do ministro é Alexandre de Moraes. Leia neste link.

DEODORO X FLORIANO

Em 18 de janeiro, durante ato político com sindicalistas no Palácio do Planalto, Lula confundiu o nome de 2 importantes militares da história do Brasil.

“Se juntar desde a Proclamação da República por Floriano Peixoto até a minha eleição, se juntar todas as campanhas, não se gastou metade do que o genocida [referia-se a Bolsonaro] gastou na campanha para não deixar a gente voltar [ao poder]”, declarou o petista. A figura central da Proclamação da República, na verdade, foi Deodoro da Fonseca.

A declaração pode ser assistida neste link à 1h45min25. A transcrição oficia está neste link. O Planalto manteve a declaração original e colocou um adendo explicando que foi Deodoro quem proclamou a República.

META DE INFLAÇÃO

Em 18 de janeiro, em entrevista à GloboNews, o presidente defendeu elevar a meta de inflação para que ela fique mais fácil de cumprir com juros mais baixos.

“Veja você estabeleceu uma meta de inflação de 3,7%. Quando você faz isso você é obrigado a arrochar ainda mais a economia para poder atingir aqueles 3,7%. Porque precisa fazer 3,7%? Porque não fazer 4,5% como nós fizemos?”, declarou Lula.

A meta de inflação para 2023 é de 3,25%, de 3% para 2024 e foi de 3,5% em 2022, não de 3,7% como disse o presidente. A transcrição oficial pode ser lida neste link. O Planalto manteve a declaração oficial. Neste caso, não houve adendo sobre a meta da inflação.

Poder 360

Nenhum comentário: