01/02/2023

'LULA VAI PAGAR CUSTO ALTO POR NEGOCIAÇÃO COM CENTRÃO' - DIZ JOSIAS DE SOUZA

Josias: Lula vai pagar custo alto por negociação com centrão no Congresso

O colunista Josias de Souza avaliou os desafios para o governo Lula (PT) frente as eleições na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Ele participa do UOL News Especial.

A bancada governista apoia a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado e Congresso

Lira parece ter caminho mais definido para ganhar, mas Pacheco enfrenta o crescimento de Rogério Marinho (PL-RN), ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), na disputa

De qualquer forma, segundo Josias, Lula vai negociar diretamente com integrantes do centrão, que podem facilitar ou dificultar a aprovação de projetos do governo no Legislativo.

Josias diz que muitos estão fazendo um jogo duplo entre Pacheco e Marinho para conseguirem cargos no governo, que está "abrindo a caixa de ferramentas" em estatais ou fundos como:

FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)

Codevasp (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba)

Correios

Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), entre outros.

O envolvimento de alguns desses órgãos em suspeitas de corrupção é o que define o custo do apoio como "alto", diz Josias.

Lula sabe jogar esse jogo, mas o custo é alto e a aparência não é bonita. Ele deve ter o que deseja, aprovar as coisas, mas não vai aprovar facilmente. Ele vai pagar um custo alto, e o Lula pagar um custo alto significa que o país, o Tesouro vão pagar um custo alto. Logo vamos contabilizar os escândalos".

UOL

Nenhum comentário: