09/02/2023

GLEISI QUER O BANCO CENTRAL PARA CHAMAR DE SEU

Política do BC deve seguir quem venceu nas urnas, diz Gleisi

Nesta quinta-feira (9), a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que a atuação do Banco Central (BC) deve estar orientada de acordo com a “política que venceu nas urnas”.

A declaração de Gleisi vai na mesma direção do posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disparou críticas contra o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, devido à taxa de juros (Selic).

Mais cedo, Gleisi participou de uma reunião com o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), e com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Após o encontro, ela falou com jornalistas sobre o Banco Central.

– A política monetária do BC tem que estar de acordo com a política que venceu nas urnas (…). Não tem como discutir desenvolvimento econômico no país se não colocar isso em discussão. Ninguém aqui está questionando e querendo mudar a legislação do BC. Pode ser até que tenha alguém que queira, mas não é o foco do governo – ressaltou.

A deputada também sugeriu que a diretoria da instituição vá ao Congresso falar sobre a taxa de juros.

– O que nós queremos é discutir a política monetária. A política monetária não é indiscutível. Ela faz parte de um processo de discussão da política econômica em geral. Ela está junto com a política fiscal, junto à política cambial. Por que não pode discutir? Nós vamos aceitar um juro de 13,75%? Por que o presidente do BC e diretores não podem vir ao Congresso falar como definiram a meta da inflação? Uma meta de inflação inexequível – destacou.

pleno.news

Nenhum comentário: