13/02/2023

'GATONET': ANATEL VAI BLOQUEAR TV BOX

Anatel vai bloquear o 'gatonet': entenda por que a TV Box é pirata

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estima que haja de 5 a 7 milhões de dispositivos clandestinos usadas para receber de forma ilegal o sinal da televisão por assinatura e serviços de streaming.

Na última quinta-feira, a Anatel anunciou que vai bloquear os aparelhos de “gatonet”, conhecidos como TV Box. Essas caixinhas de TV piratas oferecem serviço de televisão por assinatura sem necessidade de o usuário pagar um valor periódico para um provedor de conteúdo.

Comercializados livremente em grandes sites de comércio eletrônico, esses dispositivos usam a internet para receber os sinais da TV, através de um servidor central que “quebra” os códigos dos canais pagos e transmitem esse sinal para as caixinhas clandestinas, que também podem acessar serviços de streaming.

Sem necessidade de assinatura, essas caixas custam em média R$ 400, de acordo com a agência. É diferente do funcionamento de um equipamento homologado, oferecido por empresas como Google e Amazon, que permitem "espelhar" o sinal do celular na televisão, . Esse espelhamento depende de o usuário ter um aplicativo e uma assinatura legal, no caso da TV paga por exemplo.

Um amplo estudo feito pela agência identificou que esses equipamentos oferecem risco à rede de computadores e aos próprios usuários. Os criminosos podem acessar dados da rede residencial, inclusive informações bancárias.

Clique no link abaixo e veja a matéria completa:

Nenhum comentário: