12/02/2023

ESTÁ TUDO ERRADO: POLICIAIS MATAM ASSALTANTE EM FLAGRANTE DE DELITO, MAS A OUVIDORIA PEDE AFASTAMENTO

Ouvidoria pede afastamento de policiais da Rota que mataram assaltante em São Paulo

A Ouvidoria da Polícia de São Paulo solicitou à Polícia Militar o afastamento imediato dos policiais da Rota – o grupo de elite da PM – envolvidos na morte de um assaltante na Zona Sul de São Paulo, na última sexta-feira (10).

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os policiais surpreenderam dois ladrões que tentavam roubar a moto de um casal na Avenida Cecília Lottenberg, na Chácara Santo Antônio. Os policiais descem da viatura e atiram contra os dois.

Segundos após os primeiros disparos, um dos suspeitos aparece já deitado no chão. Um agente se aproxima e dispara em sua direção. O ladrão de 20 anos morreu.

O ouvidor Cláudio Aparecido da Silva disse ao SP2 que solicitou que a Corregedoria da PM investigue o caso e também solicitou acesso às câmeras corporais para entender o que de fato ocorreu na abordagem.

“Vamos pedir pra Polícia Militar imagens das cops, que os policiais devem estar carregando nos seus uniformes, que são as câmeras operacionais portáteis. Também vamos pedir para a Corregedoria da Polícia Militar, avocar o caso para a Corregedoria Central”, declarou o ouvidor.

No boletim de ocorrência registrado na polícia, os agentes da Rota contaram que o criminoso morto, Luiz Fernando Alves de Jesus, estava armado e tentou atirar na direção dos policiais. Eles relataram também que um soldado deu dois tiros de pistola e um sargento fez quatro disparos de fuzil durante a ação.

Quando estava caído, de acordo com os policiais, o suspeito fez menção de alcançar a arma e levou mais um tiro, diz o boletim de ocorrências.

Uma mulher que passava pelo local foi atingida por estilhaços das balas. Ela foi atendida no hospital e liberada em seguida.

Os policiais do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) já entraram no caso e um inquérito foi instaurado. Os investigadores estão atrás de imagens de câmeras de rua. eles também requisitaram as imagens feitas pelas câmeras que ficam nos uniformes dos policiais.

Um laudo da perícia também está sendo aguardado. A partir da próxima semana, os policiais militares serão ouvidos.
O que diz a PM

A Polícia Militar (PM) informou que sobre este caso da Chácara Santo Antônio foi instaurado um inquérito policial militar para apuração das circunstâncias da morte do criminoso.

Já a Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP) disse que todas as ocorrências de morte decorrentes de intervenção policial são analisadas pelas instituições policiais, rigorosamente investigadas e comunicadas ao Ministério Público.

  • “[O suspeito] estava armado e apontou na direção dos policiais, que intervieram”;
  • Um adolescente de 16 anos foi apreendido, sem ferimentos, com o celular de uma das vítimas;
Sobre a tentativa de assalto na Zona Sul, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) também esclareceu:

“A arma do assaltante, uma pistola calibre 40, foi apreendida, assim como os revólveres usados pelos policiais. Uma equipe do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) compareceu ao local e a autoridade policial solicitou exames periciais ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal”, informou.

O caso foi registrado como roubo de veículo, morte decorrente de intervenção policial, lesão corporal decorrente de intervenção policial e apreensão de adolescente no 11º Distrito Policial, em Santo Amaro, na Zona Sul.

G1.

Nenhum comentário: