19/02/2023

CPMI DO 8 DE JANEIRO JÁ ULTRAPASSA 167 ASSINATURAS

Sob autoria de André Fernandes, CPMI do 8 de janeiro ultrapassa 167 assinaturas

Com 135 assinaturas na Câmara dos Deputados, além de outras 32 no Senado Federal, cerca de 167 congressistas já apoiam oficialmente o requerimento para abrir uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos de 8 de janeiro, quando os prédios dos Três Poderes foram ocupados e depredados. Neste momento, faltam 36 assinaturas.

O episódio repercutiu no mundo inteiro e posteriormente gerou uma série de medidas judiciais, como afastamento de cargos políticos, investigações em diversas frentes, apreensão e bloqueio de bens, além de prisões em massa.

Proposta pelo aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a CPMI tem como objetivo, segundo o deputado federal André Fernandes (PL-CE), apurar se houve a efetiva emissão de alertas; quando foram feitas; quem as recebeu e quais providências foram tomadas.

O parlamentar cearense cita, entre outras coisas, o fato de a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ter alertado o governo federal sobre o perigo do ajuntamento na capital federal no dia 8.

Ainda segundo o documento, a instauração do colegiado “se mostra necessária para que não haja injustiça contra aqueles que efetivamente não participaram e não concordaram com os atos de vandalismo”.

Conexão Política.

Nenhum comentário: