13/02/2023

COMISSÃO APONTA MAIS DE 4,8 MIL CRIANÇAS ABUSADAS POR MEMBROS DA IGREJA CATÓLICA EM PORTUGAL

Mais de 4,8 mil crianças foram abusadas por membros da igreja católica de Portugal, aponta comissão

Membros da Igreja Católica de Portugal abusaram de pelo menos 4.815 crianças ao longo dos últimos 70 anos. O relatório final, apresentado nesta segunda-feira (13) é da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, que foi instuituida a pedido da própria igreja no ano passado.

A investigação realizada pela comissão independente aponta que 77% dos supostos abusadores eram padres. Outros teriam alguma forma de ligação com a Igreja. Chefe da comissão infantil, o psiquiatra infantil Pedro Strecht declarou que “(Queremos) prestar uma homenagem sincera àqueles que foram vítimas de abuso na infância e ousaram dar voz ao silêncio”. Além disso, Pedro também lembrou que as vítimas dos crimes são "muito mais do que uma estatística."

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, o bispo José Ornelas lametou os crimes e afirmou que o relatório mostra uma "ferida aberta" que "envergonha a igreja". Ele também afirmou que os "menores têm de sentir proteção" na Igreja e pediu perdão para as vítimas dos abusos. "(Perdão) Às que deram corajosamente o seu testemunho e calaram durante tantos anos, e às que ainda convivem com a dor no íntimo do coração sem a partilharem com ninguém”, disse.

Com informações da RTP e do g1

Nenhum comentário: