25/02/2023

CANNABIS: SE LIGA AÍ 'MERMÃO', O BAGULHO ATACA O CORAÇÃO

Uso diário de maconha aumenta risco de doença cardíaca, diz estudo

Usar maconha todos os dias pode aumentar o risco de uma pessoa ter doença arterial coronariana, ou DAC, em um terço em comparação com aqueles que nunca a usam, apontou um novo estudo.

“Um crescente corpo de evidências sugere que a cannabis não é totalmente isenta de danos e pode realmente causar doenças cardiovasculares”, disse o principal autor do estudo, Ishan Paranjpe, médico residente da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O estudo – que ainda não foi publicado – será apresentado no domingo (26) na reunião anual do American College of Cardiology.

“Assim, a decisão de usar cannabis deve ser cuidadosamente ponderada em relação ao potencial de doenças cardíacas graves”, disse Paranjpe.

A doença arterial coronariana é causada pelo acúmulo de placas nas paredes das artérias que fornecem sangue ao coração. Também chamada de aterosclerose, a DAC é o tipo mais comum de doença cardíaca, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Os sinais da doença incluem ter angina ou dor no peito, sentir-se fraco, tonto ou enjoado ou sentir falta de ar. No entanto, para “algumas pessoas, o primeiro sinal de DAC é um ataque cardíaco”, diz o CDC em seu site.

O estudo extraiu dados de pessoas que participaram do Programa de Pesquisa All of Us. Administrado pelos Institutos Nacionais de Saúde, o programa é projetado para coletar informações de saúde ao longo do tempo de 1 milhão ou mais de pessoas nos Estados Unidos.

Ao se inscrever no estudo, os participantes preencheram uma pesquisa sobre o uso de cannabis. A equipe de pesquisa usou essas informações para classificar os que responderam em cinco categorias: usuários diários (4.736 pessoas), usuários semanais (2.720), usuários mensais (2.075), os que usaram uma ou duas vezes em três meses (8.749) e os que nunca usaram (39.678 pessoas). Os pesquisadores então compararam essas categorias com os registros médicos dos participantes alguns anos depois.

Eles descobriram que usuários diários de cannabis tinham 34% mais chances de serem diagnosticados com doença arterial coronariana do que aqueles que nunca usaram a droga. As pessoas que usaram maconha apenas uma vez por mês ou menos não tiveram risco significativo, segundo o estudo.

Os resultados se mantiveram verdadeiros mesmo depois que os pesquisadores consideraram outras causas potenciais de doença cardíaca coronária, como idade, sexo e principais fatores de risco cardiovascular – pressão alta, colesterol alto, diabetes tipo 2, obesidade, tabagismo e uso de álcool.

O estudo usou randomização mendeliana (MR) para determinar o risco, o que outros estudos sobre o assunto não fizeram, disse Paranjpe em um e-mail. O método MR mede as variações genéticas conhecidas por estarem relacionadas a um fator de risco modificável para determinar a influência causal do fator de risco.

“Embora outro trabalho também tenha relacionado a cannabis com DAC, existem vários fatores de confusão em potencial que podem explicar essa relação. Nossa análise de RM sugere que essa relação pode ser diretamente causal”, disse Paranjpe.

CNN Brasil

Nenhum comentário: