02/02/2023

CAMPEONATO POTIGUAR: AMÉRICA SE CLASSIFICA PARA 2ª FASE APÓS VENCER O SANTA CRUZ

Estadual: América vence o Santa Cruz e se classifica por antecipação

O América está classificado para a segunda fase do Campeonato Estadual. A vaga veio após o Alvirrubro vencer o Santa Cruz por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (2), no estádio Barrettão. Intime americano chegou aos 16 pontos no Grupo A, líder isolado.

O técnico Leandro Sena não quis saber de poupar titulares e mandou para campo o que o Alvirrubro tem de melhor. Além disso, o treinador americano repetiu o setor ofensivo com a presença de Ítalo Carvalho e Wallace Pernambucano juntos no time, com o meia Lucas Dias caindo mais pela direita do ataque.

O Santa Cruz fazia o que se chama de “jogo da vida”. Uma derrota significaria ficar pelo caminho na competição local. Ainda assim, o Tricolor, como era de se esperar, se postou atrás, esperando o erro do adversário. A marcação armada pelo técnico André Caldas tinha uma linha de cinco atletas sobre a linha da grande área, outra com quatro jogadores alguns metros à frente e apenas Heitor marcando próximo do grande círculo.

De início o time americano encontrou dificuldades para furar o bloqueio do Santa Cruz. Prova disso eram as constantes saídas da área do atacante Wallace Pernambucano. Mas, aos 8 minutos a barreira caiu após um lançamento perfeito de Elvinho para Ewerton. O camisa 2 recebeu nas costas da defesa e tocou para abrir o placar.

Aos 15 minutos o América poderia ter ampliado o marcador. Wallace recebeu no centro do campo, girou e lançou Elvinho. O “baixinho” invadiu a área, mas bateu fraco e facilitou o trabalho do goleiro Zé Artur, que defendeu com certa tranquilidade.

O jogo caiu de produção e o Santa Cruz se aproveitou disso. Tanto que aos 25 minutos de bola rolando quase que o Tricolor empara. Juninho saiu errado e deu um presente para Heitor. O camisa 9 saiu na cara do gol e chutou. Pianissola deu rebote e o próprio Heitor se atrapalhou na segunda conclusão.

O goleiro do América voltou a se destacar e fez uma defesa de cinema. Na cobrança de escanteio o zagueiro Arthur Henrique cabeceou firme e Bruno Pianissola voou para defender e garantir o placar do primeiro tempo: Santa Cruz 0 x 1 América.

O técnico Leandro Sena decidiu fazer apenas uma mudança na segunda etapa e o critério utilizado não foi técnico nem tampouco tático. O treinador levou em consideração que Allef já havia sido punido com o amarelo e, para não correr riscos, mandou Rafinha para campo.

Observando que o time não conseguia realmente render o esperado, Sena fez mais dias mudanças aos 18 minutos. O técnico mandou para campo Frank e Wermerson, tirando Lucas Dias e Ítalo Carvalho. A ideia era melhorar a movimentação na frente e voltar a controlar o jogo.
Mas foi na bola parada que veio o segundo gol do América. Aos 34, Elvinho cobrou bem o escanteio e, apesar de vários marcadores do Santa Cruz, Edson Silva subiu com tranquilidade e fez um belo gol de cabeça, fechando o placar.

O Alvirrubro volta à campo apenas na próxima quarta-feira (8), às 20h, quando enfrenta o Potyguar, em Currais Novos, no estádio Coronel José Bezerra. No mesmo dia e horário, o Santa Cruz vai a Mossoró para enfrentar o Potiguar, no estádio Leonardo Nogueira - “Nogueirão”.

TN

Nenhum comentário: