08/02/2023

AUSTRALIANOS ALERTAM PARA DOENÇA QUE DEIXA OLHO ESVERDEADO E 'DOI COMO PARTO'

Doença que deixa olho esverdeado e 'dói como parto' alerta australianos

Uma doença rara apelidada de "olho de Natal" está em alta em uma região rural do sudeste da Austrália, deixando os médicos em alerta, após mais de 30 casos. Causada por secreções tóxicas de uma espécie minúscula de besouro, a infecção provoca uma secreção de cores fortes nos olhos e dores extremas, comparadas à de um parto, de acordo com especialistas.

A doença tem sido observada em locais de trabalho agrícola e é causada por uma espécie de besouro chamada orthoporus, que mede apenas meio milímetro e dificilmente é achado quando visto a olho nu.

Ao ser esmagado, o inseto libera pederina, uma toxina que, quando entra em contato com o olho, faz com que a superfície ocular "se encha de bolhas e caia", segundo o optometrista Rob Holloway.

São as secreções que causam a impressão que o olho "muda de cor", como no caso de uma garota que ficou com o órgão esverdeado.

Desde o final de dezembro, cerca de 30 casos foram registrados na região de Albury-Wodonga. De acordo com Holloway, a doença costuma aparecer mais durante o verão australiano — daí a ligação com o Natal em seu apelido.

Holloway explica que, na maior parte das vezes, é fácil dar o diagnóstico, devido aos relatos de dor extrema e visão turva. "Ouvimos pessoas comparando a dor com a de um parto", relata.

Embora cause dor, a condição costuma ser tratada facilmente e sem deixar sequelas, com o uso de colírios anti-inflamatórios e antibióticos.

"Hoje em dia, usamos uma lente de contato de bandagem sobre a área afetada, que impede que o ar chegue ao tecido danificado", disse Holloway.

Com pouco conhecimento sobre o inseto, a única maneira de se proteger contra a infecção é usando óculos de proteção quando estiver ao ar livre, nas áreas em que o animal é detectado.

UOL

Nenhum comentário: