26/01/2023

NIKOLAS FERREIRA TEM REDES SOCIAIS REATIVADAS AUTORIZADO POR MORAES

Alexandre de Moraes, do STF, manda reativar contas de Nikolas Ferreira nas redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a reativação das contas do deputado federal eleito Nikolas Ferreira (PL-MG). Em decisão desta quinta-feira (26), Moraes determinou expedição de ofício às empresas Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter e Youtube para que cumpram a decisão.

Moraes considerou apelo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no sentido “de permitir que os parlamentares, bem como aqueles que foram eleitos para a próxima legislatura, possam retornar a utilizar suas redes sociais dentro do mais absoluto respeito à Constituição Federal e a Legislação”, diz decisão.

Ao examinar a peça de Nikolas, o ministro do STF entendeu que os mesmos argumentos que aceitou para a retomada das contas do senador eleito Alan Rick (União Brasil-AC) seriam aplicáveis a Nikolas.

Em 11 de janeiro, o ministro determinou a suspensão da conta do parlamentar eleito no Telegram. A empresa recebeu a ordem dois dias depois, mas não cumpriu a determinação. Na quarta-feira (25), o aplicativo questionou a decisão da Suprema Corte, afirmando que ela apresenta “fundamentações genéricas” e “desproporcionais”.

Em resposta ao questionamento do Telegram e ao descumprimento da decisão, Moraes multou o aplicativo em R$ 1,2 milhão.

Nenhum comentário: